Idioma:

  • A resiliência e o setor de riscos e seguros

    DATA: 26/05/2020

    Publicado por: Horiens

    Um famoso Ted Talk de Bill Gates, feito em 2015, já mencionava que o grande risco global dos próximos anos não era uma guerra nuclear, e sim uma pandemia causada por um vírus que pudesse infectar e ameaçar a vida de milhões de pessoas, em todo o mundo.

    Mas ao que tudo indica, não estávamos preparados à altura para enfrentar a situação. Apesar de não ser a primeira pandemia – a humanidade já viveu muitas delas – o surto global de covid-19 é um desses grandes eventos sem precedentes, dada a sua velocidade e proporção, o que deixa claro que os problemas do século XXI estão cada vez mais complexos, trazendo uma outra urgência e dimensão à capacidade do ser humano de se adaptar e recuperar.

    O fato é que há muitas lições a aprender com esta crise, tanto do ponto de vista pessoal – a importância que damos à prevenção de riscos em nossas vidas – quanto do ponto de vista empresarial – o que faremos para nos preparar melhor diante dos riscos a que estamos expostos?

    Os desafios do setor de riscos e seguros

    Recentemente, seguros como o de vida e viagem, que tinham como prática majoritária não contemplar coberturas decorrentes de pandemias, estão flexibilizando esta cláusula neste momento. “Empresas e beneficiários devem entender, no entanto, quais são as definições para a sua apólice”, alerta Verena Sá, da área de Seguros de Pessoas da Horiens.

    Ela conta que desde o início da pandemia, está dialogando sobre este tema com as seguradoras e os segurados. “O impacto da pandemia nas relações securitárias é um assunto relevante para todas as partes – pessoas, empresas, seguradoras e corretoras. Nós fazemos a gestão de apólices com mais de 35 mil vidas e estamos participando ativamente das discussões. Esse nosso papel é ainda mais fortalecido nos momentos de crise como esta que estamos vivenciando”, explica Verena Sá.

    “A atuação da Horiens foi fundamental para que eu tivesse informações atualizadas e segurança para tomar decisões no cenário da covid-19. Moro e trabalho na África do Sul e tinha feito a aquisição de um seguro de viagem internacional, por meio da Horiens, para meus sogros, que vieram nos visitar. Quando a pandemia foi anunciada, tive muitas dúvidas sobre a cobertura caso tivéssemos necessidade de utilizar o seguro e pude contar com todo o suporte da empresa”, conta Flavio Rosa, integrante da OEC, uma das empresas atendidas pela Horiens.

    A cláusula de exclusão de pandemias existe, basicamente, para que eventos de extensão imprevista não superem de modo expressivo o cálculo do risco originalmente definido. “Se, por um lado, essa é uma lógica legítima, por outro, há que se pensar em estratégias e abordagens que conversem com os desafios de um mundo que se transforma em velocidade indescritível. O setor de riscos e seguros no Brasil tem se mantido atento e proativo, em linha com as melhores práticas. Isso é extremamente positivo”, conta Laudelino Soares, líder da área de Seguros de Pessoas na Horiens.

    Paula Bernardoni, diretora de distribuição e planejamento da Prudential do Brasil, explica que a decisão de incluir coberturas decorrentes do novo Coronavírus nas apólices envolveu um processo bastante criterioso. “Realizamos um detalhado estudo atuarial com o objetivo de realizar as indenizações para os casos de sinistro pelo novo Coronavírus de forma segura e eficiente”, conta.

    Para ela, o grande desafio atualmente é viver uma forte crise no âmbito da saúde, frente a uma doença sem tanto histórico e estatísticas anteriores que ajudem na tomada de decisões.

    “Nosso foco é permanecermos imersos na avaliação do momento com profunda responsabilidade. Estamos utilizando, inclusive, a nossa experiência no exterior – já que a matriz da Prudential é nos Estados Unidos, país que também vive a doença de forma muito intensa, infelizmente”, afirma Paula. “Em paralelo, já tivemos importantes aprendizados nesta crise. Uma das questões é o desenvolvimento de projetos digitais, o que tem tornado nossas operações mais rápidas e eficientes”, completa.

    A máxima de que situações desafiadoras também são momentos de reinvenção tem se provado, mais uma vez. “Sem dúvida, este tem sido um período intenso de aprendizados e evolução, inclusive para o setor em que atuamos. Na Horiens, temos o compromisso de intermediar o processo de forma profunda e qualificada e certamente sairemos disso tudo ainda mais preparados para apoiar grandes indústrias em seus planos de mitigação de riscos”, conclui Verena Sá.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024