Idioma:

  • Artigo Vexty: Cisnes Negros e Investimentos de Longo Prazo

    DATA: 02/04/2020

    Publicado por: Vexty

    Em meio ao cenário global de quedas abruptas das ações, muitos estão receosos sobre seus investimentos, mas e se os investimentos forem de Longo Prazo, como é o caso da Previdência, devemos nos preocupar?

    Nas últimas semanas, vimos o dólar ultrapassar os R$ 5,00 e a Bolsa desvalorizar mais de 40%, acionando por várias vezes o chamado “Circuit Break[1]”, um mecanismo de segurança utilizado para interromper as operações da Bolsa quando há quedas bruscas das ações que compõem o índice.

    Possivelmente você também deve ter se deparado com uma nova expressão nesses dias: Black Swan, ou Cisne Negro, em português. Os chamados Cisnes Negros são eventos raros, imprevisíveis e que possivelmente geram alto impacto no mercado. O que estamos vendo agora com o COVID-19 (novo Coronavírus) é considerado um Cisne Negro, assim como outros eventos que tivemos ao longo dos anos, como o 11 de setembro em 2001 e a crise do Subprime em 2008 (previsto por alguns, mas não com tamanha magnitude), por exemplo.

    Há também diversos outros eventos que refletem oscilações para a Bolsa, mas que, ao meu ver, estão longe de serem considerados Cisnes Negros para o mercado financeiro, como foi a Greve dos Caminhoneiros de 2018.

    Nesses tipos de eventos, o melhor indicador de nervosismo, e de certo modo, de pânico, é o mercado financeiro, pois torna tangível em números a expectativa dos agentes econômicos em relação ao que está acontecendo. Na maioria das vezes, há o que chamamos de efeito manada nesse mercado, no qual o pânico é tão acentuado que muita gente acaba tomando decisões precipitadas, se desfazendo de investimentos e realizando um prejuízo que não ocorreria se fosse aguardado o prazo correto para sua maturação.

    Para ler o artigo completo, clique aqui.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024
    +
    0

    Em 10 de janeiro de 2024 foi aprovada a Lei nº 14.803, que possibilita aos Participantes de planos de...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    A Vexty realizou em 06 de fevereiro de 2024 mais uma edição do webinar Conversa com a Vexty. Os...

    06 de Fevereiro de 2024