Idioma:

  • As melhores práticas de Conformidade no relacionamento com fornecedores

    DATA: 31/05/2019

    Publicado por: Odebrecht S.A.

    Ao longo dos últimos anos, os Negócios do Grupo Odebrecht trabalharam com grande foco na implantação e consolidação de um Sistema de Conformidade estruturado e eficaz. O processo de relacionamento com fornecedores é parte essencial deste Sistema, gerando impacto positivo na mitigação de riscos para a empresa contratante, além de promover a evolução de processos de gestão dos próprios fornecedores.

     

    Confira a seguir alguns exemplos de boas práticas implantadas pelos Negócios:

     

    Atvos: apoio ao desenvolvimento da cadeia sucroenergética
    Um dos compromissos da Atvos é engajar a cadeia da cana-de-açúcar na busca pela evolução de suas práticas em temas socioambientais. A Diretriz de Sustentabilidade da empresa, divulgada em 2015 e a adesão ao Pacto Global da ONU, em 2016, impulsionaram a criação do “Compromisso com a Sustentabilidade na Cadeia de Cana-de-Açúcar” como parte do programa “Parceiros mais Fortes”. A iniciativa propõe um olhar profundo e estruturado para as práticas dos fornecedores de cana em temas como respeito aos direitos humanos, preservação ambiental, ações anticorrupção e conformidade legal, por exemplo. O processo conta com uma atuação multidisciplinar de equipes locais contemplando visitas e avaliações periódicas para checar a aderência dos fornecedores a uma série de requisitos. O Compromisso gerou também uma série de ações de suporte para estimular o desenvolvimento de melhores práticas no setor sucroenergético.  Os resultados já podem ser percebidos: o desempenho médio dos fornecedores da Atvos, nas questões mapeadas, passou de 60% na safra 2017/2018 para 73% na safra 2018/2019. Ao todo, 45 empresas nos quatro estados brasileiros onde a empresa atua, participam do programa.

     

    Braskem: sustentabilidade na cadeia de valor
    Em 2018, a Braskem iniciou o uso de uma ferramenta de compras sustentáveis, que permite uma melhor avaliação de riscos socioambientais durante a avaliação técnica das concorrências. A plataforma busca apoiar as diversas áreas de compras na inserção de questões de sustentabilidade em seu processo decisório a partir da análise de informações reportadas pelos fornecedores a respeito de sua gestão. O projeto piloto contou com o suporte da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi realizado para as categorias de compras críticas em impactos socioambientais das áreas de serviços industriais e insumos. Atualmente, a ferramenta está em fase de validação interna e a previsão é que em 2019 esteja disponível para uso nas categorias de compras consideradas com alto impacto socioambiental. Em paralelo, a inclusão da ferramenta no Coupa, plataforma global para realização de contratações da área de Suprimentos, também está sendo analisada.

     

    OEC: foco na análise de riscos de fornecedores
    Desde 2017, a Due Diligence é um processo-chave na contratação de fornecedores na OEC. Fatores definidos na Diretriz de Due Diligence da empresa são avaliados de forma criteriosa e sistemática para evitar e mitigar riscos relacionados à contratação. Os fatores considerados na análise são definidos com base na classificação de risco do fornecedor e referem-se a temas como histórico de desempenho, questões judiciais e legais, potenciais conflitos de interesse, eventual relação com pessoas politicamente expostas e reputação da empresa ou de seus proprietários ou sócios. Mais de 18 mil análises e diligências relativas a cadastros de fornecedores foram realizadas em 2018.

     

    Também conversamos com Gilberto Couto, responsável por Conformidade na Ocyan, sobre a importância dos fornecedores para a manutenção de um ambiente ético, íntegro e transparente. Clique aqui e acesse a entrevista.

     

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Edifício Novocais do Porto, empreendimento do grupo Odebrecht no Rio de Janeiro, localizado no Porto Maravilha, abrirá as...

    18 de Outubro de 2019
    +
    0

    A decisão da Odebrecht em colaborar com a justiça, a jornada de transformação do Grupo e a implementação de...

    25 de Setembro de 2019
    +
    0

    O tema do Relatório Anual Odebrecht 2019 foi a inspiração para 10 integrantes compartilharem o que desejam do futuro....

    23 de Julho de 2019
    +
    0

    São Paulo, 19 de junho de 2019 – A justiça peruana homologou nesta quarta-feira o acordo definitivo com a Odebrecht que...

    24 de Junho de 2019