Idioma:

  • Assista ao vídeo e conheça os vencedores do Prêmio Destaque

    DATA: 19/12/2017

    Publicado por: Novonor

    Edição deste ano teve mais de 1.500 participantes e aproximadamente 300 avaliadores

     

    O Prêmio Destaque mobilizou em 2017 cerca de 1.500 integrantes de todas as empresas e negócios, que produziram e inscreveram 535 trabalhos. Os temas são variados, mas envolvem inovações em obras e projetos de oito países onde atuamos. Outros 315 integrantes apoiaram o prêmio, compondo as Comissões de Avaliação na análise dos trabalhos. Além disso, a votação popular, aberta a todos os integrantes, contabilizou 6.882 votos.

     

    O tema Inovação ficou mais uma vez em destaque em relação aos demais, com 198 trabalhos. Neste ano, o prêmio lançou ainda uma nova categoria: Atuação Ética, Íntegra e Transparente. “Tínhamos dúvidas se seria precoce a abertura desta nova categoria, mas 20 projetos foram inscritos, demostrando que a cultura está em plena disseminação nas empresas do Grupo Odebrecht”, conta Olindina Domingues, responsável pelo Ciaden (área de conhecimento e informação para apoiar o desenvolvimento de negócios).

     

    Assista ao vídeo e  confira como foi a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque 2017, realizada durante a Reunião Anual da Odebrecht.


     

    Conheça mais sobre os oito projetos vencedores

     

    Para saber mais detalhes e conhecer os autores, clique no projeto correspondente

     

    Atuação Ética, Íntegra e Transparente

    OR

    Conheça seu cliente

    Por envolver a compra e venda de ativos com valores significativos, o mercado imobiliário é em muitos países instrumento usado para a lavagem de dinheiro, mascarando a natureza e a fonte de recursos associados com atividade ilegal. Pautada pela atuação ética, íntegra e transparente, a OR instalou o processo “Conheça seu cliente” (Know your client), ampliando o monitoramento da negociação de seus ativos e produtos imobiliários.

     

    Imagem

    Atvos

    Parceria sustentável: Aston Martin Racing e Atvos

    A Atvos inovou ao assinar em outubro de 2016 uma parceria com a equipe britânica de automobilismo Aston Martin Racing (AMR) para a neutralização de suas emissões de carbono. Produtora de etanol, açúcar e energia elétrica, a Atvos captura mais gases de efeito estufa do que emite na atmosfera. Com a parceria, a empresa garantiu compensação das emissões da escuderia nas competições da FIA World Endurance Championship GT em 2016 e 2017.

     

    Inovação

    Braskem

    Ganhos com a Utilização de Limpeza Ultrassônica em Equipamentos Industriais de Grande Porte

    Em plantas industriais, a sujeira nos equipamentos causa perdas de eficiência. Soluções de limpeza industrial são, portanto, de suma importância, sendo o hidrojateamento de alta pressão o método mais utilizado. Ocorre que esse método tem limitações e riscos associados, o que leva à constante busca por outras soluções. O trabalho vencedor apresenta como alternativa a aplicação da técnica de limpeza ultrassônica em equipamentos de grande porte.

     

    Jovens Integrantes

    Braskem

    Aumento da vazão recuperada de gás de flare da Q1 BA

    O trabalho proporcionou o aumento da vazão recuperada de gás combustível pelos compressores que compõem o sistema do flare da unidade de químicos 1 (A-1050). A finalidade do sistema de flare é coletar as correntes de hidrocarbonetos que não podem ser enviadas para a atmosfera e precisam ser queimadas na tocha. Existem dois compressores que recuperam parte desta corrente para enviá-la para o sistema de gás combustível. Buscando reduzir perdas e otimizar a operação dos compressores, os autores do projeto implementaram indicadores de acompanhamento e mapearam os diversos fatores que afetam a continuidade operacional destas máquinas.

     

    Meio Ambiente

    Braskem

    Reaproveitamento de Sucata Plástica em um produto Wecycle®

    A redução da emissão de resíduos, em especial sacarias, sempre foi prioridade na Braskem. Com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, empresas do setor de consumo têm procurado aumentar o volume de conteúdo reciclado em suas embalagens. O trabalho transformou um problema da Braskem (geração de resíduo) em um produto de alto valor comercial (resina PCR). Foram desenvolvidos um sistema de coleta e formulações para que se chegasse ao novo produto, incorporado à Plataforma Wecycle® da Braskem, que desenvolve resinas recicladas para o mercado.

     

    Relações com Comunidades

    Odebrecht Engenharia & Construção

    Dessedentação de Animais no Sertão Alagoano

    A construção de 24 reservatórios pelas equipes da obra promoveram o acúmulo de mais de 240 milhões de litros de água, usada para dessedentação de animais e para a irrigação de plantações com o menor custo possível para as famílias circunvizinhas à obra. A iniciativa – conduzida em parceria com comunidade local, cliente, fiscalização e órgãos ambientais – também resultou em um volume de 244 mil m³ de material de 1ª categoria extraídos.

     

    Reutilização do Conhecimento

    Odebrecht Óleo & Gás

    Alta Performance Operacional em Perfurações de Poços de Petróleo

    O mercado de perfuração nacional sofreu nos últimos três anos uma redução de mais de 50% na quantidade de sondas, mantendo-se em operação apenas as unidades que representam excelente custo benefício para o cliente. Para se manter competitivo e capaz de executar e conquistar novos contratos, é fundamental investir em performance operacional. O trabalho demonstrou algumas soluções implementadas pela empresa visando a melhoria contínua das suas operações, em específico as da Odn Delba 3.

     

    Saúde e Segurança do Trabalho

    Odebrecht Óleo & Gás

    Unidade Médica de Exames Complementares de Macaé

    A Unidade Médica de Exames Complementares de Macaé foi idealizada em 2014 e concebida em outubro de 2015, iniciando assim a realização dos exames complementares in company. O objetivo foi elevar a qualidade e confiabilidade dos exames complementares, reduzir o prazo para liberação dos resultados, reduzir custos e agrupar o maior número de exames realizados em um só local, trazendo o cenário das clínicas ocupacionais para dentro das instalações do Negócio.

    Até hoje, mais de 7 mil projetos já foram registrados na Rede de Conhecimento Odebrecht e compartilhados, promovendo e integrando todas as áreas e Negócios.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024