Idioma:

  • Atitudes simples, impacto transformador

    DATA: 04/06/2018

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Fundação Odebrecht e Organização de Conservação da Terra lançam campanha de educação ambiental.

    Deixar de emitir gases de efeito estufa é uma tarefa inevitável. Já sofremos as consequências da emissão desses gases: o aumento da temperatura, por exemplo, é um dos impactos mais diretos. Isso faz com que as calotas polares derretam e o nível do mar aumente. Em um futuro muito próximo, tal consequência pode se tornar ainda mais grave. Mas você sabia que é possível calcular quantas árvores devem ser plantadas para reduzir os efeitos de suas emissões diárias de Gás Carbônico na atmosfera e que você pode investir para que este plantio aconteça?

    Para reforçar este Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Odebrecht realiza junto à Organização de Conservação da Terra (OCT), uma das instituições que apoia por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a campanha do Programa Carbono Neutro Pratigi. Criado em 2012, o programa tem como principal enfoque a educação ambiental, possibilitando que pessoas físicas e jurídicas calculem o quanto emitiram de Gás Carbônico em um ano e façam a sua neutralização. A OCT, então, realiza o plantio de árvores visando a recuperação de nascentes degradadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia. É possível também compensar a emissão de gases nocivos gerados por eventos. Quer saber como funciona? Acesse e descubra.

     

    Primeiro agricultor a ser beneficiado pelo programa, Jovan Nascimento conta que não tinha bons resultados em produtividade na sua área, localizada na comunidade de Juliana, no município de Piraí do Norte. Foi quando, em 2012, recebeu o apoio para ter a sua nascente restaurada. “No começo, foi difícil”, lembra. Ficou desconfiado, não sabia muito bem o que aquela mudança representaria para sua propriedade. Com a orientação dos técnicos da OCT, hoje, sua nascente virou um cartão postal na região. “É difícil passar um carro aqui e uma pessoa não olhar”, diz. Com o trabalho de recuperação, 2.500 árvores foram plantadas, representando uma floresta composta por espécies nativas da Mata Atlântica, como jacarandá, ingá e sucupira.

    Resultados da OCT em 2017

    Além de restaurar as nascentes e ser uma forma de atuação cidadã, preocupada com o futuro, o programa Carbono Neutro Pratigi remunera e valoriza agricultores familiares, proprietários das áreas em que o plantio foi realizado, por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativa que oferece orientação e apoio financeiro para o planejamento integrado das propriedades apoiadas pelo Carbono Neutro Pratigi.

    Saiba como participar!

    No site da OCT, uma calculadora digital verifica e aponta a quantidade de carbono que você emitiu no último ano. Depois de preencher todos os campos, como a quantidade de viagens de avião realizadas e o consumo de energia, o próprio mecanismo indica a sua pegada de carbono, ou seja, as toneladas de Gás Carbônico emitidas e a quantidade de árvores que precisam ser plantadas para que haja a neutralização. Caso não queira compensar o equivalente a 100% do que emitiu, há ainda as opções de 75%, 50% ou 25%.

    É possível, então, gerar um boleto via PagSeguro. Após o pagamento, o valor é recebido diretamente pela OCT, que se encarrega de plantar as árvores nas regiões de nascentes em restauração na APA do Pratigi, que são georreferenciadas, e acompanhar a área e o agricultor beneficiado. Ao final, você recebe um certificado comprovando sua atuação protagonista em prol de um futuro mais sustentável!

    Vamos participar? Clique aqui e tome uma atitude que muda o mundo!     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM), a escassez de recursos...

    21 de Fevereiro de 2024