Idioma:

  • Braskem avança em pesquisas sobre embalagens interativas

    DATA: 29/08/2017

    Publicado por: Braskem

    Já pensou em uma embalagem que avisa pra você quando o iogurte está impróprio para consumo ou o peixe que você comprou no supermercado estragou? Muito em breve, esse tipo de tecnologia provavelmente se tornará corriqueira em nossas vidas, graças a uma pesquisa encabeçada pela Braskem, empresa do Grupo Odebrecht.

    A chamada “embalagem interativa” está em processo de estudo pela Braskem em parceria com a universidade norte-americana de Clemson e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na prática, ela muda de cor e mostra ao consumidor que o produto está impróprio para o consumo.

    A boa notícia é que essa tecnologia poderá ser utilizada em produtos perecíveis de diversos setores. Em pesquisas realizadas com aves, carnes e peixes, por exemplo, as alterações no seu pH são determinantes para a mudança de cor da embalagem. “Isso dará mais segurança ao consumidor sobre a qualidade do que ele leva para a casa e às empresas, que terão o controle da integridade de seu produto após a fabricação, seja no transporte ou no ponto de venda”, explica Patrick Teyssonneyre, responsável global de Tecnologia e Inovação da Braskem.

    A Braskem iniciou a pesquisa sobre embalagens interativas em 2013, concluiu a prova de conceito em 2015 e produziu os primeiros protótipos em 2016. Atualmente, possui disponibilidade para avançar o estudo com os setores interessados. “O desenvolvimento da embalagem interativa para um segmento específico precisa ser customizado, por isso sua chegada às prateleiras deve levar mais alguns anos”, acrescenta Teyssonneyre.

    Como funciona a embalagem interativa?

    Substâncias químicas com propriedades de reação a indicadores específicos são adicionadas à resina termoplástica utilizada na embalagem. Assim, quando o produto sofre qualquer tipo de prejuízo na sua integridade, a embalagem modifica sua coloração. Quer entender melhor? Clique aqui.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023