Idioma:

  • Braskem e Colgate-Palmolive fazem parceria para iniciativa em prol da economia circular no segmento de embalagens

    DATA: 03/12/2019

    Publicado por: Braskem

    A Braskem expande cada vez mais o rol de parcerias com seus clientes com o objetivo de ampliar as ações que alavanquem a economia circular de embalagens. A iniciativa mais recente é parceria com a Colgate-Palmolive, uma das maiores empresas de produtos de consumo no mundo, para a 7ª Edição do Desafio de Design Braskem , uma ação que envolve estudantes universitários para o desenvolvimento de embalagens com o conceito Design for Environment, que facilitem o processo de reciclagem e minimizem impactos ambientais durante todo seu ciclo de vida.

    Para esta edição, os estudantes foram desafiados a criarem uma embalagem de creme dental mais sustentável para a Colgate-Palmolive. O hackathon foi realizado no penúltimo fim de semana e na segunda-feira, 4/11, em São Paulo (SP). O grupo vencedor apresentou um projeto de tubo refil para creme dental e uma embalagem para comercialização do produto feita à base de Polietileno Verde , o Plástico Verde da Braskem, produzido a partir da cana-de-açúcar, que captura 3,09kg de CO2 a cada quilo produzido. Por se tratar de alternativa que incentiva o descarte adequado, estimulando a economia circular, e de uma embalagem com matéria-prima de fonte renovável, como Plástico Verde, a ideia apresentada pelos alunos pode reduzir em até 78% o impacto ambiental.

    “Foi muito gratificante participar do Desafio de Design. Pudemos entender que o importante para a cadeia do plástico e sociedade é que ele volte a ser um produto após chegar ao consumidor. Com certeza iremos pensar na resina como um produto para o design quando começarmos nossas carreiras no design de produtos”, conta Stefanie Troquetti, estudante de design do Mackenzie e uma das integrantes do grupo vencedor.

    “Temos o compromisso de tornar nossas embalagens mais sustentáveis, para isso trabalhamos com outras empresas e organizações que priorizam e apoiam esse objetivo. Participar do Desafio de Design possibilitou abordarmos esse tema de forma fundamentada e aberta, pois acreditamos que esforços em conjunto como estes que irão impulsionar as ideias mais inovadoras”, explica André Moraes, Coordenador de Desenvolvimento de Embalagem da Colgate-Palmolive.

    Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, explica que sustentabilidade é uma temática cada vez mais presente no dia a dia das empresas e que o Desafio de Design é uma oportunidade para ampliar as discussões a respeito do assunto. “É uma ferramenta para conexão, onde também promovemos conscientização dos integrantes da cadeia de valor em que atuamos e compartilhamos conhecimento com os futuros profissionais. Além disso, o design é essencial para alavancar a economia circular”, afirma. Segundo Quiroga, repensar o design considerando os possíveis impactos ambiental e social, além do ciclo do produto, é também fundamental para contribuir com o aumento dos índices de reciclagem.

    A Braskem adaptou o Desafio de Design para um formato mais moderno e mais rápido, que exige ainda mais agilidade e criatividade dos estudantes para o desenvolvimento de soluções na velocidade demandada pelo mercado. Para o hackathon da Colgate-Palmolive, os alunos tiveram cerca de 30 horas para entendimento das necessidades da empresa, pesquisas sobre comportamento dos consumidores e sobre tendências de mercado, desenvolvimento do projeto e prototipação. Na fase de prototipagem, a 3D Criar apoiou com o fornecimento de matérias-primas e impressoras 3D. Na última etapa, os alunos fizeram a apresentação dos protótipos à banca examinadora, com integrantes da Braskem, do mercado e da Colgate-Palmolive.

    Os estudantes ainda tiveram o apoio da Braskem para basear seus projetos na metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) , que mensura possíveis impactos ambientais causados pela fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. As ACV’s consideram todas as etapas do processo de produção, desde a extração da matéria-prima ao descarte do produto pelo consumidor, e ainda fatores como aquecimento global, uso de recursos naturais, com dados quantificados de acordo com a norma ISO 14044.

    O hackathon com a Colgate-Palmolive contou com a participação de estudantes dos cursos de Design e Engenharia das universidades Belas Artes, Instituto Mauá e Mackenzie, selecionados por uma comissão técnica da Innoscience e da Braskem. Além da Colgate-Palmolive, a Braskem contou com outras parcerias, como a própria Innoscience, consultoria de inovação, e os mentores Luís Bartolomei, fundador da Agência CBA+G e a Cláudia Weber, gerente de operações da Interbrand e professora da ESPM.

    Parceria com clientes para impulsionar a economia circular
    Além do Desafio de Design, a Braskem conta com outras iniciativas para engajar clientes do segmento de embalagens e brand owners em prol da economia circular. Recentemente, a companhia anunciou parceria com a Antilhas Flexíveis para o desenvolvimento de uma embalagem stand-up pouch monomaterial, ou seja, produzidas a partir de uma única matéria-prima, com tecnologia que gera uma resina pós-consumo de maior qualidade e amplia a eficiência da reciclagem e o retorno do produto à cadeia.

    Neste ano, a Braskem também firmou parceria com a Atlhetica Nutrition , marca de suplementos alimentares esportivos, para aplicação do plástico de fonte renovável I’m greenTM, feito à base de cana-de-açúcar, na embalagem de produtos da linha Best Vegan, uma proteína vegana distribuída no Brasil e em outros países da América Latina, como Paraguai, Equador, Peru e Chile, além de distribuição no México e na China. Esse produto é reciclável e de origem 100% renovável e contribui para a redução da emissão de CO2, um dos gases causadores do efeito estufa.

    “O design e o tipo de matéria-prima para o desenvolvimento de embalagens plásticas são importantes para redução dos impactos à sociedade. Além da importância do consumo consciente e o descarte adequado, a indústria tem papel fundamental na forma como irá apresentar os produtos ao consumidor final. Na Braskem, nós estamos convidando clientes, integrantes da cadeia de valor e a sociedade em geral para ampliarmos o esforço conjunto em busca de soluções inovadoras e mais sustentáveis. O Desafio de Design Braskem é um dos caminhos para essa conexão com quem pode fazer a diferença”, complementa Nicolai Duboc, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Braskem.

    “Estamos investindo continuamente em inovação e no desenvolvimento de tecnologias para apresentar as soluções mais sustentáveis para a cadeia do plástico. No segmento de embalagens, especificamente, a colaboração e co-criação com os diversos elos da cadeia é fundamental para construirmos uma nova geração de embalagens projetadas para a economia circular”, finaliza Yuri Tomina, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Braskem.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023
    +
    0

    Os negócios do Grupo Novonor foram reconhecidos pela edição de 2023 do Ranking 100 Open Startups. A premiação destaca as...

    09 de Novembro de 2023