Idioma:

  • Braskem expande portfólio de produtos renováveis

    DATA: 21/11/2017

    Publicado por: Braskem

    Empresa do Grupo Odebrecht e dinamarquesa Haldor Topsoe desenvolverão resina a partir de cana-de-açúcar

     

    A Braskem e a dinamarquesa Haldor Topsoe, líder mundial em catalisadores e ciência de superfícies, assinaram no início do mês um acordo de cooperação tecnológica para produzir monoetilenoglicol (MEG) a partir da cana-de-açúcar. A parceria inclui a construção de uma unidade de demonstração na Dinamarca, que deve começar a operar em 2019.

     

    A unidade irá realizar testes para validar a tecnologia e confirmar sua viabilidade técnica e econômica, um passo fundamental antes do início da produção em escala industrial e da operação comercial.

     

    Com o acordo, a Braskem expandirá seu portfólio de produtos renováveis, oferecendo soluções adicionais ao seu polietileno produzido a partir de cana, comercializado com o selo I’m greenTM. “Fortalecemos nosso protagonismo em soluções inovadoras que alavancam a competitividade de diferentes biomassas e complementam as soluções tradicionais oferecidas pelo setor petroquímico”, ressalta Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da empresa.

     

    Garrafas PET

    O MEG é um componente fundamental para a produção de PET, resina importante para os setores têxtil e de embalagens, amplamente utilizada para a fabricação de garrafas. A parceria permitirá a conversão de cana-de-açúcar em MEG em uma única unidade industrial, o que reduz o investimento inicial na produção e impulsiona a competitividade do processo.

    “Essa iniciativa combina uma tecnologia de ponta com uma profunda experiência em design de processos, aumento de escala e operação industrial, que vai nos permitir levar a química renovável a um outro nível. Depois do Polietileno Verde, este é outro passo relevante em nossa visão sustentável de utilizar biopolímeros como ferramentas de captura de carbono”, afirma Mateus Lopes, gerente de Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023
    +
    0

    Os negócios do Grupo Novonor foram reconhecidos pela edição de 2023 do Ranking 100 Open Startups. A premiação destaca as...

    09 de Novembro de 2023