Idioma:

  • Braskem reforça compromisso em Economia Circular na Feiplastic 2019

    DATA: 06/05/2019

    Publicado por: Braskem

    Maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, a Braskem reforçará durante a Feiplastic, maior feira do setor plástico da América Latina, seu posicionamento em prol da Economia Circular, conceito de consumo que busca formar um ciclo sustentável da produção ao descarte. Durante o evento, realizado de 22 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o público poderá conferir novidades no portfólio da companhia, como a ampliação das soluções em pós-consumo.

    “Estamos empenhados em contribuir para a transformação da Economia Linear, pautada pela produção e descarte, em uma Economia Circular, que considera o descarte e a produção de forma cíclica. Acreditamos que a Feiplastic será um importante canal para ampliarmos a discussão a favor deste tema, sensibilizando a cadeia onde estamos inseridos”, explica Edison Terra, vice-presidente da Unidade de Poliolefinas América do Sul e Europa. A companhia assumiu, em novembro de 2018, um compromisso público onde comunica oito iniciativas em prol da Economia Circular, entre elas estão:  os esforços para o desenvolvimento de parceiras com os clientes na concepção de novos produtos para ampliar a eficiência e facilitar a reciclagem e a reutilização de produtos plásticos.

    Criada com o objetivo de estimular negócios que valorizam o resíduo plástico pós-consumo, a iniciativa Wecycle evolui trazendo novos grades ao mercado. O desenvolvimento de produtos e soluções a partir de resíduos plásticos é realizado por meio de parcerias com clientes, recicladores, cooperativas e brand owners, como o Grupo Pão de Açúcar, a Condor, a Embalixo e a Martiplast. O novo portfólio de resinas recicladas reforça o compromisso da Braskem com a cadeia do plástico no Brasil, a inovação e a sustentabilidade, alinhadas ao posicionamento em Economia Circular.

    Outras soluções sustentáveis da companhia também serão destaque no evento, como o portfólio renovável I’m greenTM, que conta com o Plástico Verde e o EVA Verde, ambas resinas produzidas a partir da cana-de-açúcar e que contribuem para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Assim como a linha Maxio, composta por resinas que proporcionam redução do consumo de energia, maior produtividade e redução de peso do produto final, o que garante mais eficiência e, consequentemente, ganhos ambientais.

    No espaço da Braskem, os participantes da feira ainda terão a oportunidade de conhecer uma nova solução para o mercado de embalagem em stand-up pouch monomaterial, produto que facilita o processo de reciclagem. A empresa também vai destacar os portfólios robustos para os segmentos de embalagens rígidas para produtos químicos e agroquímicos, tampas e resinas para produção de baldes de tintas.

    “A Braskem tem acompanhado as principais tendências do mercado, se mantendo na vanguarda do setor, sendo que este será o maior portfólio que já apresentamos em uma Feiplastic. Somos uma empresa apaixonada por transformar e, prezando pelo atendimento próximo e personalizado aos clientes, conseguimos desenvolver soluções que atendem as mais diversas necessidades”, afirma Terra.

    Sensibilização interativa sobre reciclagem 
    O pós-consumo é parte fundamental do processo circular da economia e que necessita da participação ativa de cada pessoa para que funcione plenamente. Com o intuito de promover e apoiar o engajamento do consumidor neste ciclo, a Braskem traz à Feiplastic uma estrutura modular que comunica todas as etapas do processo de reciclagem de forma dinâmica e didática.

    O projeto “Reciclar é Transformar” tem o objetivo de demonstrar todo o processo para o consumidor, desde a etapa de separação do resíduo até chegar na transformação de um novo produto, enfatizando a importância do descarte correto neste ciclo. A ativação esteve na Virada Sustentável de Porto Alegre (RS), realizada no início de abril, e estará presente em outros eventos ao longo de 2019.

    Fabiana Quiroga, diretora de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem, explica que a companhia está comprometida com a educação e engajamento de toda a cadeia do plástico para com a reciclagem do material. “Acreditamos que iniciativas como esta são importantes para aumentar o conhecimento, bem como a valorização de resíduos plásticos na economia e, principalmente, o papel de todos nós no processo”, afirma a executiva.

    Ainda na linha educacional, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – PICPlast, iniciativa fruto da parceria entre ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e Braskem, também terá espaço no estande da companhia. No local, serão compartilhadas informações sobre a importância do consumo consciente e do descarte adequado de resíduos.

    A participação do PICPlast faz parte de uma série de atividades previstas pelo programa para promover ações de estímulo à inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de transformação plástica.

    Espaço Inova Plastic 
    Durante a Feiplastic, a Braskem participará também do Inova Plastic, espaço que busca debater tecnologia, inovação e tendências durante o evento. A empresa estará presente de duas formas no espaço: Fabio Buckeridge, CDO da companhia, estará no painel “A Inovação na Era Digital”, abordando como soluções disruptivas contribuem para a competitividade e a produtividade da indústria química e petroquímica, favorecendo a cadeia do plástico e, no espaço reservado para reciclagem. Neste local, a Braskem participará com o 3R – Um novo conceito de resina reciclada, onde apresentará soluções que vem buscando para o desenvolvimento de novos materiais com foco em soluções mais disruptivas e que tenham maior potencial para melhorar o desempenho das propriedades dos materiais reciclados em diversas aplicações, ampliando a contribuição para Economia Circular.

    Serviço:
    Feiplastic 2019 – Feira Internacional do Plástico
    Data: de 22 a 26 de abril, das 11h às 20h
    Local: Expo Center Norte – Rua D – Pavilhão Vermelho
    Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP)

    Inova Plastic – painel “A Inovação na Era Digital”
    Data: 25 de abril
    Horário: a partir das 16h
    Participação do painel: Fabio Buckeridge, CDO da Braskem

    Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
    CDN Comunicação
    Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 – fernando.rubino@cdn.com.br 
    Jessyca Trovão – (55 11) 3643-2769 – jessyca.trovao@cdn.com.br 
    Fábio Souza – (55 11) 3643-2813 – fabio.souza@cdn.com.br 

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023
    +
    0

    Os negócios do Grupo Novonor foram reconhecidos pela edição de 2023 do Ranking 100 Open Startups. A premiação destaca as...

    09 de Novembro de 2023