Idioma:

  • Casa Familiar Rural baiana é selecionada pelo Criança Esperança

    DATA: 15/09/2020

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Escola parceira da Fundação Odebrecht receberá recursos de iniciativa da Rede Globo em 2021

     

    A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), localizada no município baiano que dá nome à instituição, foi selecionada para receber recursos do Criança Esperança. Escolhida pelo projeto “formação de adolescentes futuros empresários rurais da agricultura familiar”, a escola parceira da Fundação Odebrecht na realização do PDCIS, seu Programa Social, faz parte das 111 iniciativas sociais do país contempladas pela campanha da Rede Globo em parceria com a UNESCO.

    Com execução prevista para o ano de 2021, o aporte será destinado a parte do custeio com alimentação, recursos humanos, transporte e manutenção. De acordo com Quionei Araújo, diretor da CFR-PTN, a nova parceria firmada reforça o compromisso da instituição, mostrando que estão no caminho certo. “O cenário da pandemia tem afetado a todos. mas saber que existem instituições que estão firmes, apoiando e alinhadas com nosso propósito nos ajuda a manter o foco, propósito e formação dos jovens para 2021”, diz.

    Magnison dos Santos (dir.) é um dos alunos da CFR-PTN, escola selecionada pelo Criança Esperança

    Essa é a segunda vez que a Casa Familiar é contemplada pelo Criança Esperança, o que demonstra a confiabilidade e solidez que a instituição inspira – a primeira foi em 2015. Para Araújo, a notícia reforça o desejo de “trabalhar para ter cada vez mais e melhores resultados”. E para isso, junto à sua equipe pedagógica, o educador já está traçando os planos da escola para o ano que vem.

    Beatriz Lepikson, responsável por Parcerias Sociais na Fundação Odebrecht, destaca ainda que firmar novos contratos de parceria contribui para a sustentabilidade das instituições. “A partir do nosso Programa Social, o PDCIS, estamos todos articulados e mobilizados em prol da transformação social. Conquistas dessa natureza são fundamentais para que possamos seguir desenvolvendo nossas ações em prol das comunidades”.

    Ensino contextualizado à zona rural

    Organização da Sociedade Civil reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC), a CFR-PTN faz parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO e oferece o curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária, beneficiando anualmente mais de 100 alunos. O processo formativo engloba uma matriz curricular contextualizada às realidades dos estudantes por meio da Pedagogia da Alternância, que otimiza o tempo dos alunos e mitiga as dificuldades de deslocamento na zona rural: eles passam uma semana na escola em período integral, com aulas teóricas e práticas, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando os novos conhecimentos em seus projetos produtivos, sob o acompanhamento de monitores especializados.

    Para Magnison dos Santos, 17, aluno do 3º ano da CFR-PTN, a Casa Familiar tem ampliado as suas possibilidades na agricultura. “Antes de eu ingressar na escola, minha família só plantava cacau, mas não tínhamos muito cuidado. Eu não via perspectiva de o campo dar resultado. Minha família não trabalhava em nossa propriedade porque não tínhamos renda para investir. Hoje, olho para o que já construí com o apoio da CFR-PTN e sei que já não precisamos depender mais de outras pessoas ou sair do campo”, conta o jovem.

    Junto à sua família, Magnison cultiva atualmente banana, cacau e tem projetos de aves e suínos. De acordo com o estudante, novas parcerias como a do Criança Esperança representam oportunidades para que mais adolescentes possam ser impactados pela instituição. “Enquanto jovem empreendedor, é muito engrandecedor saber que mais pessoas vão acreditar nos nossos sonhos”, reforça.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM), a escassez de recursos...

    21 de Fevereiro de 2024