Idioma:

  • Como estamos avançando no desafio de assegurar um ambiente diverso e inclusivo no Grupo Odebrecht?

    DATA: 28/06/2018

    Publicado por: Novonor

    A promoção de um ambiente diverso e inclusivo faz parte do direcionamento do Grupo Odebrecht. Saiba como a Braskem, a Atvos e a Ocyan já estão conduzindo ações para transformar o ambiente empresarial em um espaço cada vez mais inclusivo.

    O desafio de construir um ambiente diverso e inclusivo tem ganhado força entre líderes e integrantes do Grupo Odebrecht, de todas as áreas e Negócios. Na Odebrecht S.A., o tema faz parte das macroestratégias para o triênio, tendo como objetivo a evolução da agenda por meio da promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, com meritocracia e livre de discriminação, com respeito aos direitos humanos e às diferenças entre as pessoas.

    Para que cada integrante possa colaborar nesta caminhada, é necessário estar atento, buscar informação, atuar de forma inovadora e ter iniciativa.

    Conversamos com alguns integrantes envolvidos diretamente na gestão da diversidade na Braskem, Atvos e Ocyan.

    Confira a seguir como estes Negócios estão lidando com o desafio de criar, manter e incentivar a diversidade no dia a dia.

    1) Como o tema da diversidade se insere na estratégia da empresa?

    Camilla Ramos Braz, responsável por Planejamento na Ocyan

    Camilla Ramos (responsável por Planejamento na Ocyan) – Na Ocyan, manter o ambiente inclusivo, livre de discriminação e com meritocracia é uma atitude esperada de todos os integrantes. Isso está reforçado como postura no Programa de Ação (PA) do nosso Líder de Negócio (LN). A próxima etapa é discutir estratégias para que possamos evoluir nas questões de diversidade.

    Camila Dantas (diretora de P&O Desenvolvimento Organizacional na Braskem) –  A promoção da diversidade e inclusão fortalece a implementação da nossa estratégia e a prática da nossa cultura, pois reforça a crença na valorização do Ser Humano, a promoção de um ambiente criativo, a geração de resultados por meio das pessoas e a responsabilidade social. O programa abrange todas as nossas unidades no Brasil, mas está começando a ser estruturado em outros países onde atuamos, como Estados Unidos e México.

    Monica Alcântara (responsável por Sustentabilidade na Atvos) – A diversidade é um valor para Atvos. Acreditamos na riqueza de experiências diferentes e formas de pensar livres de ideias pré-concebidas para criar um ambiente de trabalho mais criativo, inclusivo e produtivo. A partir da nossa adesão ao Pacto Global, da ONU, em 2016, reforçamos o diálogo interno por meio de workshops para reflexão sobre diversidade. O assunto tem sido pauta com os integrantes, especialmente líderes e jovens, com o intuito de desenvolvermos iniciativas adequadas ao nosso ambiente empresarial e à realidade do entorno das nossas operações.

    2) Quais iniciativas mostram a evolução do tema?

    Camilla Ramos (Ocyan) – Um dos pontos fortes do nosso ambiente é a diversidade de culturas. Hoje somos 32 nacionalidades, uma mistura e tanto de conhecimentos, idiomas e estilos de vida que enriquece muito o nosso dia a dia. É importante destacar que, olhando de uma forma mais ampla, temos desafios e a caminhada é repleta de oportunidades. Quando falamos de diversidade de gênero, por exemplo, temos um dado histórico de que o setor de óleo e gás no mundo é majoritariamente masculino. Na Ocyan, atualmente duas mulheres estão na liderança de Pequenas Empresas de Produção Offshore e Perfuração e, no total, temos 21% de mulheres na posição de liderança.

    Camila Dantas, diretora de P&O Desenvolvimento Organizacional na Braskem

    Camila Dantas (Braskem) –  Temos ações que são desenvolvidas de forma transversal, ou seja, abordando o tema da diversidade como um todo e também ações estruturadas em cinco frentes: Equidade de Gênero, Raça e Etnia, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Socioeconômico – pessoas em vulnerabilidade social. Dentre elas, podemos destacar a promoção de treinamentos com líderes e integrantes, o Fórum e a Semana Braskem de Diversidade e Inclusão, a formação de Grupos de Trabalho com 90 integrantes,  o dress code livre, que permite que nossos integrantes possam se vestir da forma com a qual se identificam, a readequação da estrutura de trabalho para a mulher (banheiros, vestiários, uniformes, salas de apoio à amamentação etc). Também podemos destacar a parceria com a Empregue Afro no ano de 2017, que nos rendeu um aumento de 15% no número de estagiários negros. Na frente LGBTQIA+, a Braskem foi a primeira grande empresa brasileira a se tornar signatária do Fórum Empresas e Direitos LGBT, um compromisso com o respeito e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

    Mônica Alcântara e Guilherme Espíndola, da Atvos, responsáveis por Sustentabilidade e P&O Desenvolvimento de Pessoas, respectivamente

    Monica (Atvos) –  A partir de orientações das Políticas de Pessoas e Sustentabilidade da Atvos, os Indicadores Estratégicos acompanhados pelo LN, contemplam o tema na perspectiva da “Inclusão da Pessoa com Deficiência”, desde 2016 e mais recentemente no tema “Equidade de Gênero”, incorporado ao book do PA da safra 18-19.

    Guilherme Espindola (responsável por P&O Desenvolvimento de Pessoas na Atvos) – Nosso foco é ir além do nosso ambiente empresarial, temos feito o exercício de olhar para fora. Um exemplo é o projeto Acreditar na Diversidade, que busca o desenvolvimento e a qualificação profissional de pessoas com deficiência (PCD) nas comunidades onde atuamos.  O projeto surgiu na Unidade Conquista do Pontal, em São Paulo, e foi estendido ao entorno de quatro unidades agroindustriais da Atvos, somando 80 participantes desde 2016. A soma dessas ações e o efetivo acompanhamento de seus resultados no Polo SP levaram a Atvos a receber o Reconhecimento Global de Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, em dezembro de 2016, durante as comemorações dos 10 anos da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na sede da ONU.

    3) Como os integrantes têm sido envolvidos no processo de engajamento no tema da diversidade?

    Camilla Ramos (Ocyan) Na Ocyan, seguimos pensando de forma mais ampla e estamos atentos a aprofundar esta agenda e outras relacionadas. Nosso próximo passo é detalhar estratégias com a alta liderança para termos futuramente ações estruturadas e que realmente façam a diferença em nosso ambiente empresarial.

    Camila Dantas (Braskem) – A fim de democratizar o programa e explorar o seu potencial por meio da colaboração, criamos os Grupos de Trabalho de Diversidade e Inclusão que contam com um total de 90 integrantes participantes divididos em três grupos de atuação: Raça e Etnia, Gênero e LGBTQIA. Os critérios para seleção dos integrantes dos grupos incluíram: localidade, área de atuação, industrial ou não industrial, gênero, idade, raça, e cargo, visando garantir a diversidade e a representatividade.  Os grupos têm a função de apoiar na construção de ações do programa de diversidade e inclusão e também de serem multiplicadores. Além disso, realizamos campanhas frequentes de comunicação e promoção de treinamentos e eventos específicos para o tema.

    Guilherme (Atvos) – Foram levantadas oportunidades como diálogos estruturados com as lideranças, ações para quebra de paradigmas nas comunidades e comunicação para ampliar o engajamento. Também lançamos o Desafio Sustentável para nossos Jovens Atvos (segundo ano do programa Jovem Parceiro), com o objetivo de trazer projetos que possam apoiar a mudança de modelo mental e incentivo à diversidade. Em 2016 o tema foi a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) e, em 2017, equidade de gênero. As provocações já trouxeram ações positivas de conscientização que estão sendo trabalhadas nas pequenas empresas.

    1 Comentário

    Comentários

    1. Rodrigo Cruz disse:

      Prezados,
      Parabéns pela matéria!
      A Braskem mostra seu potencial na valorização de pessoas, um diferencial perante a sociedade. Uma empresa admirável.

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024