Idioma:

  • A Odebrecht se transformou e não tem mais monitoramento externo

    DATA: 18/11/2020

    Prezadas(os) integrantes,

     

    No caminho de transformação e de construção de um novo futuro para a Odebrecht, acabamos de receber a confirmação de que está encerrado o monitoramento externo independente que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) vinha realizando dentro da nossa empresa desde fevereiro de 2017.

    O monitor do DoJ certificou que o sistema de conformidade da Odebrecht, incluindo as nossas políticas e procedimentos, está desenhado e implementado para prevenir e detectar potenciais violações das leis anticorrupção.

    Todos nós, integrantes do Grupo Odebrecht, reconhecemos esse sistema como parte importante das operações no dia a dia dos Negócios.

    Houve, nesse período, melhorias significativas no ambiente de controles da empresa. A Odebrecht, hoje, é profundamente diferente daquela empresa da época do acordo de leniência, origem do monitoramento. O monitor e sua equipe, portanto, foram testemunhas da transformação que empreendemos.

    Nossos integrantes têm maturidade para perceber a importância e o valor dessa transformação, que não é momentânea, é sustentável ao longo do tempo.

    Para nós, o fim do monitoramento e a certificação do monitor do DoJ são um selo. São o atestado mais eloquente de que a Odebrecht aprendeu com os próprios erros e atendeu a um dos principais compromissos do acordo com as autoridades.

    Isso não significa que somos diferentes. Significa que atuamos como as corporações que agem com ética, integridade e transparência.

    Este é um caminho sem volta, conforme compromisso assumido e reafirmado por nossos acionistas e por todos os nossos integrantes. Agora, a nossa concentração é o futuro.

    Estamos construindo nosso futuro nessas bases, e em um momento muito especial: somos, atualmente, uma empresa ao mesmo tempo experiente e jovem.

    Experiente porque reunimos competência técnica de mais de sete décadas e profissionais com a melhor expertise da engenharia brasileira e em diversos ramos de atividade.

    E somos uma empresa jovem porque, de fato, nos renovamos. Hoje, 55% dos nossos integrantes estão na empresa há menos de cinco anos. E sabemos também que 78% dos integrantes têm menos de 45 anos de idade.

    Esta é a Odebrecht de hoje: uma nova, eficiente e rejuvenescida empresa, pronta, e com os integrantes motivados, para continuar oferecendo produtos e serviços de elevada qualidade à sociedade e ao país.

     

    Atenciosamente,

    José Mauro Carneiro da Cunha

    Presidente do Conselho de Administração

    Odebrecht S.A.

    Nenhum Comentário