Idioma:

  • Conformidade: como a OEC vem trabalhando esse tema?

    DATA: 27/07/2017

    Publicado por: OEC

    As mudanças conduzidas pelos Negócios de Engenharia e Construção apontam para uma atuação focada em prevenção, detecção e remediação de riscos de corrupção

     

    O americano Mike Munro, Chief Compliance Officer (CCO) dos Negócios de Engenharia e Construção (OEC), desembarcou no Brasil há aproximadamente um ano com um desafio: aprimorar o Sistema de Conformidade da Odebrecht Engenharia & Construção – Infraestrutura e da Odebrecht Engenharia & Construção – Industrial.

    “Conformidade não deve ser vista como obrigação, mas como convicção”, defende Munro, para quem as mudanças só serão perceptíveis e eficazes se houver o engajamento de todos. De líderes a liderados. E em todos os ambientes, do escritório aos canteiros de obra.

    A OEC segue uma tendência observada em todo o Grupo Odebrecht. Ao longo do último ano, sua equipe de Conformidade liderou numerosas mudanças que têm mostrado o caminho para que sejamos reconhecidos pela sociedade como uma empresa ética, íntegra e transparente. Mas que mudanças são essas? Elas envolvem transformações que vão da nossa maneira de atuar com clientes, fornecedores e agentes públicos até o reforço em algumas áreas, com a contratação de profissionais especializados.

    Prevenir, detectar, remediar

    Presente em 10 países e com um quadro de 33 mil integrantes de 70 nacionalidades, os braços de Infraestrutura e Engenharia Industrial do Grupo começaram a adotar, a partir de 2016, uma série de medidas em alinhamento com a Odebrecht S.A.. Estas medidas, implantadas pela equipe de Conformidade, têm como foco a prevenção, detecção e remediação de riscos relacionados a atos ilícitos cometidos por integrantes ou parceiros de negócios. Paralelamente, a área tem trabalhado na estruturação de um novo modelo de Governança, com total independência do CCO, que agora reporta-se diretamente ao recém-criado Comitê de Conformidade do Conselho de Administração da área.

    Esse novo modelo de Governança, mais robusto, tem como um dos diferenciais a participação de conselheiros independentes no Conselho de Admnistração. Em junho, foi empossado o primeiro conselheiro independente de Engenharia e Construção. João Pinheiro Nogueira Batista, de 60 anos, é economista e tem experiência executiva nos setores financeiro e industrial.

     

    Ao longo das próximas semanas, você saberá aqui no Odebrecht Notícias como outros Negócios estão se posicionando para implantar suas mudanças em Conformidade

     

    Públicos interno e externo

    “Para divulgar as novas regras e processos de Conformidade, a OEC já promoveu o treinamento para mais de 2,1 mil integrantes, com foco inicial na alta liderança. Até o momento, foram realizadas 130 sessões presenciais de capacitação nos países onde atuamos”, explica Mike Munro. Atualmente, está em andamento o programa de visitas às obras para capacitação das equipes locais e dos profissionais terceirizados.

    Mike explica que outra medida importante foi a implantação de um robusto processo de Verificação de Terceiros – o Due Diligence –, cujo objetivo é identificar previamente potenciais riscos antes do relacionamento comercial com prestadores de serviços, fornecedores ou sócios em Consórcios e Joint Ventures. “Os terceiros são classificados em categorias de risco e a verificação é intensificada de acordo com o risco. Desde janeiro, mais de 2,3 mil pessoas passaram por uma revisão de Due Diligence relacionada a riscos”.

    Mas como todos esses processos são administrados no dia a dia? A gestão é realizada por meio de uma plataforma digital, desenvolvida pela equipe de TI Integrada e acessível a todos os integrantes da área via Portal de Conformidade, que também disponibiliza todos os documentos e orientações referentes ao Sistema de Conformidade dos dois Negócios. Os integrantes também devem rever e incluir em sua página de favoritos, no computador de trabalho, o link do Portal.

    Reconhecimento

    Todas essas medidas têm chamado a atenção do público externo. Nos últimos quatro meses, Mike Munro esteve envolvido em 23 entrevistas com repórteres e coletivas de imprensa em cinco países, com mais de uma centena de artigos locais e internacionais escritos. Além disso, o Sistema de Conformidade da OEC foi apresentado a 18 bancos e instituições de fomento, obtendo de todos resposta positiva.

    Recentemente, a OEC foi convidada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para participar de uma iniciativa relacionada ao combate à corrupção. A empresa também participa do grupo de trabalho Diálogos de Integridade e Transparência do Instituto Ethos.

    Em junho, Mike Munro e Flavio Faria, Líder de Negócio da Odebrecht Engenharia e Construção Internacional – Industrial, participaram do Downstream Engineering & Construction Conference & Exhibition, maior evento do segmento de infraestrutura Petroquímica, organizado pelo American Chemistry Council (ACC) em New Orleans, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez em que o tema Conformidade foi endereçado a esse tipo de público.

    Na ocasião, Munro e Faria apresentaram para cerca de 1,5 mil profissionais do setor – entre CEOs, potenciais clientes, concorrentes e fornecedores – as medidas já implantadas pela Odebrecht.

     

    A Engenharia e Construção também está redefinindo a sua estratégia global de mercado. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui.

     

    “Nunca se ouviu dizer que não temos qualidade ou que não sejamos capazes de entregar um projeto”, lembrou Munro, destacando que atos ilícitos praticados no passado não irão se repetir. “A Odebrecht está empenhada em combater a corrupção com vigilância permanente, para que todas as suas ações ocorram sempre dentro da ética, da integridade e da transparência”.

    Em sua palestra, o executivo reforçou o compromisso da empresa após a homologação de Acordos de Leniência já fechados com autoridades da Justiça do Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominicana e Equador. Flavio Faria, por sua vez, apresentou à plateia as capacidades técnicas e principais realizações da Engenharia Industrial, além de um panorama sobre o Grupo Odebrecht em seus diferentes campos de atuação.

    Para Marco Duran, diretor regional para os mercados do Texas, do México, da Venezuela e da Colômbia no segmento de Engenharia Industrial, a receptividade foi positiva. “Já estamos colhendo frutos. Pessoas que assistiram às nossas palestras já iniciaram contatos demonstrando interesse em participar de projetos conosco. É importante que saibam por nós mesmos o que passamos e como estamos enfrentando com coragem e determinação tudo isso”.

     

    Tem alguma dúvida sobre os processos internos da Engenharia e Construção para aperfeiçoar sua Conformidade? envie uma mensagem para conformidadeoec@odebrecht.com

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024