Idioma:

  • Conheça como será a gestão dos riscos na Odebrecht S.A.

    DATA: 24/01/2018

    Publicado por: Novonor

    Pablo Rios (à esquerda) e Mauro Figueira (à direita): equipe cuidará da Gestão de Riscos na Odebrecht S.A.

     

    Você viu a Política sobre Gestão de Riscos da Odebrecht S.A.? Conheça mais sobre como serão os processos e a gestão dos riscos na Odebrecht S.A.

    Mauro Figueira será responsável na Odebrecht S.A. por coordenar o processo de Gestão de Riscos. Nessa entrevista, ele nos conta mais sobre a Política sobre Gestão de Riscos da Odebrecht desenvolvida para o tema. Fique por dentro e converse com seu líder a respeito.

     

    ON – O que é um risco no ambiente de negócios?

    Mauro – Risco é a possibilidade de ocorrência de eventos que comprometam a realização dos nossos objetivos estratégicos. Com a gestão de riscos, podemos identificar e mensurar a probabilidade e o impacto destes eventos, e definir estratégias para mitigá-los ou planos de contingência.

     

    ON – Por que precisamos de uma política sobre Gestão de Riscos?

    Mauro – Ter uma política dedicada a este tema fortalecerá a nossa cultura de gestão de riscos. As orientações buscam assegurar que tenhamos um processo bem estruturado para melhorar a tomada de decisões, reduzir os riscos a níveis aceitáveis e permitir a identificação e o tratamento adequado para cada. Dessa forma, aumentamos a probabilidade de alcançarmos os resultados planejados, além de preservarmos a segurança das pessoas e o patrimônio tangível e intangível do acionista.

    A política foi elaborada considerando as melhores práticas de mercado, a partir de instituições especializadas, benchmarking com outras empresas entrevistas com consultorias especializadas.

     

    ON – Quais são os tipos de riscos para a Odebrecht?

    Mauro – Estabelecemos seis categorias de riscos para o Grupo Odebrecht. Não há hierarquia entre as categorias, é necessário avaliar cada um dos riscos e identificar quais são os mais relevantes, considerando a probabilidade de ocorrência e o impacto potencial para a Odebrecht S.A.. As categorias são (em ordem alfabética): estratégicos, financeiros, de imagem e reputação, legais e regulatórios ou conformidade, operacionais e sócio ambientais.

     

    ON – Qual a responsabilidade dos integrantes nesse processo?

    Mauro – Cada integrante é responsável pela identificação e gerenciamento dos riscos relacionados à sua atividade. Os integrantes devem avaliar o ambiente de riscos a que estão expostos, adotar controles eficazes, elaborar estratégias de mitigação e planos de contingência, e focar na melhoria dos processos e da tomada de decisão. Por isso, é importante que cada integrante converse com seu líder sobre este tema.

     

    ON – Como será o processo de implantação desta Política na Odebrecht S.A.? Quais os próximos passos?

    Mauro – Os riscos da Odebrecht S.A. serão levantados com cada área da holding e avaliados sob a perspectiva de probabilidade de ocorrência e impacto potencial. Dessa forma, será construída a Matriz de Riscos da Odebrecht S.A.. Como a eliminação total dos riscos é impossível, será necessário identificar os riscos prioritários para otimizar os esforços. Para cada risco priorizado, serão definidos uma meta e um tratamento, alinhados aos Objetivos Estratégicos da Odebrecht S.A.. O Conselho de Administração da Odebrecht S.A. e o Comitê de Conformidade também participarão do processo, avaliando as propostas e monitorando e acompanhando os resultados realizados, no âmbito do acompanhamento do PA do DP-ODB.

    Caberá a cada área – líder e equipe – atuar sobre os riscos identificados e priorizados, elaborando planos de mitigação e de contingência, e promovendo o acompanhamento no âmbito do seu PA.

    Esse processo terá início no 1º semestre de 2018, com o apoio de uma consultoria que tem nos acompanhando desde o início da construção da política.

     

    ON – Como a Política se comportará para os Negócios?

    Mauro – A Política sobre Gestão de Riscos da Odebrecht S.A. servirá de base para a elaboração e aprovação de uma Política sobre Gestão de Riscos em cada Negócio, respeitando as respectivas governanças. Caberá a cada Negócio incluir eventuais orientações necessárias para adequação à sua característica ou ajustar o que for pertinente ao seu segmento, atendendo, ainda, às contribuições de seus conselheiros.

     

    Vale ler e conhecer a fundo sobre Gestão de Risco da Odebrecht S.A.. Acesse o documento no Portal de Governança (governança.odebrecht.com) utilizando seu login e senha de rede. 

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024