Idioma:

  • Conheça o Casa Tupinambá, projeto social da OR em Sauípe/BA

    DATA: 26/05/2020

    Publicado por: OR

    A Associação Mãos Nativas é um grupo de cerca de 20 artesãs que atua em Vila Sauípe, região do litoral baiano. Para auxiliar essa associação, a OR desenvolveu o projeto Casa Tupinambá. O nome faz referência à ancestralidade da região e ao resgate da cultura dos índios Tupinambás, que é inspiração para os produtos confeccionados pela Associação. Seu objetivo é fortalecer a cultura do trançado de palha e influenciar positivamente a comunidade do entorno do empreendimento Reserva Sauípe. O projeto contempla a construção de uma sede, que ficará no Eco Parque Sauípe, para que as artesãs possam executar o seu trabalho e comercializá-lo no mesmo espaço, além de potencializar a rota turística do Parque.

    Além disso, também estão sendo oferecidas orientações desde a produção da palha até capacitação comercial – com noções em gestão de negócio, finanças, marketing, e-commerce e secretariado. Embasamentos necessários para que o negócio seja sustentável e para que elas sejam capazes de viver da renda do artesanato. Maria Cristina Silva, 46 anos, é a atual presidente da Mãos Nativas e conta que tudo começou em 2009, quando um grupo de mulheres se juntou para produzir o artesanato com palha. Desde essa época, elas já conseguiram fazer o produto ser reconhecido nacionalmente e até vendido para o exterior. “Este curso oferecido pela OR tem sido bastante importante para nós. Antes éramos uma associação, mas não sabíamos trabalhar em equipe. Hoje conseguimos, finalmente, criar um perfil no Instagram para nosso uso coletivo, onde exibimos nossa produção e recebemos até algumas encomendas”, conta Cristina.

    Ana Valéria Nascimento, da equipe de Pessoas, da regional Nordeste e coordenadora do projeto, ressalta que também houve o incentivo para que outras mulheres da comunidade passassem a fazer parte do grupo. Existiu um movimento de percepção de valor de outras artesãs da região ao longo do projeto, o que as motivou a se integrarem à Associação.

    A concepção da edificação da Casa Tupinambá foi realizada por Bernardo Bastos, arquiteto da OR, e a obra foi iniciada no dia 18/05, com finalização prevista para 30/06, sob a liderança de Alan Caires. O projeto tem contado com o apoio de um grupo multidisciplinar de trabalho, formado pelas áreas de Construção, Incorporação, Meio Ambiente, Marketing e Jurídico.

    Para dar ainda mais força à Casa Tupinambá, Luciana Galeão, designer que está atuando como consultora do projeto, nas frentes de desenvolvimento de produto e comercial, convidou a arquiteta Celeste Leão e a brand strategist thinker Isabela Marotto para serem madrinhas desse projeto e usarem da sua experiência para beneficiarem outras mulheres.

    Também auxiliam como consultores do projeto Josilene Menezes, que atua na capacitação de gestão administrativa, financeira e organizacional e Adriano Costa, que apoia nas frentes de comunicação e marketing, inclusive desenvolvendo o e-commerce, que já está funcionando através da conta da Associação no Instagram: @maosnativasoficial.

    De acordo com Eduardo Pedreira, Diretor Superintendente da OR no Nordeste, “A OR sempre visa gerar impactos positivos para as comunidades do entorno dos nossos empreendimentos e a região do Litoral Norte é muito rica, especialmente para o turismo. Favorecer a cultura local é de fundamental importância, mais ainda quando se trata da economia dessa população. Esse projeto é a nossa forma de retribuir, pois valoriza a cultura local, através da economia criativa, que é também sustentável e beneficia as pessoas responsáveis por desenvolver esse trabalho tão belo e histórico que é o artesanato”.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OR

    No mês de março, Eduardo Pedreira, LN da OR, participou do videocast Multiálogos com a apresentação de Marcelo Sacramento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OR

    Localizado no Horto Florestal, em Salvador, o Monvert tornou-se o primeiro empreendimento residencial do Brasil a receber o Selo...

    28 de Março de 2024
    +
    0
    OR

    Desde o fim da pandemia, a Reserva do Paiva vem se tornando uma alternativa de moradia cada vez mais...

    19 de Março de 2024
    +
    0
    OR

    A OR apresentou, ao mercado de São Paulo, o Baume Itaim, empreendimento residencial que marca o retorno da incorporadora...

    26 de Fevereiro de 2024