Idioma:

  • Coopatan firma novas parcerias comerciais

    DATA: 01/09/2020

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix passarão a disponibilizar produtos da cooperativa em suas redes de supermercados

    A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) acaba de firmar três novas parcerias comerciais, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia. Agora, os produtos da cooperativa também podem ser encontrados no Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix na região Nordeste.

    Chips de banana da terra, beiju recheado de coco, farinha de mandioca, massa para tapioca e cultivos in natura como banana, aipim e abacaxi serão ofertados aos clientes das redes. Além dos novos parceiros, a Coopatan também já disponibiliza seus produtos no Atacadão, G Barbosa, Grupo Big e Cesta do Povo.

    Para Juscelino Macedo, presidente da Coopatan e um dos fundadores da instituição, buscar por novos mercados é uma forma de estimular o desenvolvimento econômico na região. “Temos atualmente um quadro de 345 agricultores familiares cooperados. Apesar do contexto de crise causado pela pandemia, conseguimos não só manter nossos prazos, mas superar resultados. Isso traz confiança para o varejo. Tem sido um ano marcado por muitos desafios, mas estamos conquistando bons frutos com a produção agrícola”, afirma.

    Sediada no município de Presidente Tancredo Neves, a Coopatan comemorou duas décadas de existência em 2020. Fundada por agricultores familiares em 18 de julho de 2000 com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação Odebrecht, a Coopatan teve recorde de faturamento no mês de junho. Foram produzidas mais de 330 toneladas de alimentos por 136 associados, que entregaram produção no mês, o triplo do alcançado no mesmo período do ano passado, além de um faturamento recorde no primeiro semestre do ano, superior a R$ 9 milhões.

    Foco nos produtores rurais

    Os resultados alcançados pela Coopatan são também fruto do modo como a instituição atua junto aos produtores rurais, possibilitando não apenas o acesso a novos mercados e preços mais justos, mas também a novas tecnologias de produção e conhecimentos aplicados à realidade do campo.

    Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Coopatan oferece aos cooperados cursos em temas como gestão da propriedade rural e implantação de novas culturas. “A Coopatan nota a necessidade junto aos cooperados e entra em contato com o SENAR. Organizamos as pessoas que querem participar e nosso parceiro ministra o curso. Geralmente, é uma atividade com 24 horas de duração e aulas práticas e teóricas”, explica Macedo.

    Durante a formação, os agricultores aprendem a registrar os custos da produção, fazer controle de caixa e, também, as melhores técnicas agrícolas para preparo do solo, plantio e manutenção. Além de receberem certificados, os produtores rurais podem tornar suas propriedades rurais ainda mais otimizadas. Para o cooperado Marcos Pereira, é preciso estar sempre se atualizando. “A cada dia que passa, me especializo mais para ficar na zona rural e produzir o melhor produto possível. Acredito que o campo é que transforma: quem alimenta a nação somos nós”, exemplifica o agricultor.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024