Idioma:

  • Diálogos sobre Ética, Integridade e Transparência

    DATA: 03/05/2018

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Princípios éticos, compromisso com a transparência e atuação íntegra. Com o objetivo de fortalecer estes conceitos e práticas entre as instituições que integram o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a Fundação Odebrecht ministrou no dia 19 de abril, no Núcleo Papuã (Ibirapitanga-BA), um workshop que reuniu lideranças, assessoria pedagógica e técnica das Casas Familiares e da Organização de Conservação da Terra (OCT), organizações sociais apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul da Bahia.

    Workshop reuniu lideranças, assessorias pedagógicas e técnicas das instituições que compõem o PDCIS

    A advogada Gabriela Lira, da área Jurídica da Fundação, mediou o encontro trazendo aspectos sobre legislação e governança. Segundo ela, foi uma importante troca de experiências em um momento político e social do país que exige tal posicionamento dos representantes do terceiro setor. “As instituições do PDCIS possuem uma atuação efetiva e sabem do grande papel que assumem na região. Esta ação foi uma forma de mostrar como a ética, integridade e transparência estão presentes não só no discurso, mas também na prática dessas organizações”, afirmou.

    Além de conteúdo teórico, o workshop promoveu um debate entre os participantes tendo como base questionário enviado previamente com assuntos inerentes ao tema, a exemplo da lei anticorrupção. Através de dinâmicas, também puderam exercitar procedimentos como encargos contratuais e evidências documentais para um investidor social. De acordo com Lázaro Rodrigues, Assessor Pedagógico da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), o diálogo participativo atingiu o objetivo de potencializar o conhecimento para todos os envolvidos, enquanto representantes de instituições que atuam com o poder público e com a sociedade civil. “As discussões contribuíram diretamente para que o nosso trabalho seja cada vez mais pautado na transparência, moralidade, legalidade e responsabilidade social. Uma referência para nossos pares, parceiros e comunidades atendidas”, disse.

    Evento teve como objetivo a discussão de conceitos e práticas sobre ética, transparência e integridade

    Segundo Gabriela Lira, o próximo passo da capacitação é a replicação do conteúdo pelos participantes. “Eles estão aptos a realizar workshops como este junto a prestadores de serviço, integrantes, conselheiros e demais púbicos diretamente envolvidos”, ressaltou. Como material de apoio, foram distribuídas cartilhas e apresentações com os temas trabalhados.

    “Esta é uma ação que reforça o papel da Fundação Odebrecht de influenciar positivamente diante do exemplo, da troca de expertises e da capacitação das comunidades em prol de uma sociedade mais justa e ética, acentuando o compromisso com investidores sociais, poder público e sociedade”, opina Cristiane Nascimento, responsável pelo PDCIS e uma das articuladoras da capacitação junto com Thiago Maciel, também da equipe da Fundação Odebrecht.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024