Idioma:

  • Doações via incentivo fiscal ajudam escolas rurais no Baixo Sul da Bahia

    DATA: 18/08/2020

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Existem diversas maneiras de exercer a solidariedade e contribuir com uma causa. E você sabia que uma das formas de mobilizar recursos em prol de projetos sociais pode ser por meio da destinação de parte do Imposto de Renda (IR)? No Brasil, contribuintes de IR (Pessoas Físicas) que fazem Declaração de Ajuste Anual por meio do formulário completo podem destinar até 6% do imposto em benefício de projetos voltados aos Direitos da Criança e do Adolescente e ainda obter o benefício fiscal, ou seja, receberem a restituição.

    Desde 2004, a Fundação Odebrecht realiza a Campanha do Tributo ao Futuro aliando esse modelo de contribuição com doações espontâneas que beneficiam as Casas Familiares, escolas rurais que são parceiras da instituição na realização do PDCIS, Programa Social executado no Baixo Sul da Bahia. Nessas escolas, centenas de adolescentes têm acesso a uma educação de qualidade e são estimulados a empreender junto às suas famílias, preservando o meio ambiente. Com um ensino contextualizado à zona rural, as instituições utilizam como metodologia a Pedagogia da Alternância, na qual os alunos passam uma semana na escola em período integral, com aulas teóricas e práticas, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando os novos conhecimentos.

    A campanha do último ano mobilizou mais de 4 mil pessoas e arrecadou R$ 2 milhões, valor que foi direto para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e que vem sendo utilizado na formação desses adolescentes. De acordo com dados da prestação de contas do primeiro semestre de 2020, divulgada no início do mês de agosto, 358 estudantes puderam continuar seus estudos e 2.045 pessoas foram indiretamente impactadas.

    “Os desafios da educação na zona rural são inúmeros, ainda mais em um cenário de pandemia como o que estamos vivendo. No entanto, a partir de muitos esforços conjuntos, as Casas Familiares estão conseguindo seguir com o processo de formação, com aulas online e acompanhamento realizado por meio de aplicativos de mensagem instantânea”, exemplifica Beatriz Lepikson, responsável pelo Tributo ao Futuro na Fundação Odebrecht. Jovens como Patrícia de Oliveira, aluna de uma das Casas Familiares, estão se adaptando à nova forma de participar das aulas. “Poder estudar à distância é muito bom, já que não podemos sair de casa devido à pandemia. Assim, conseguimos continuar os estudos, nos distrair e manter contato com os colegas”, afirma Patrícia.

    Mais resultados

    Ainda com os recursos mobilizados em 2019 pela campanha, 61 ações multiplicadoras – atividades como seminários, oficinas e dias de campo por meio das quais os jovens beneficiados pelo PDCIS compartilham com suas comunidades os conhecimentos adquiridos na escola – foram realizadas no primeiro semestre de 2020. Além disso, foram implantados 202 Projetos Educativos-Produtivos (PEPs) nas propriedades dos adolescentes apoiados. A partir dos PEPs, os jovens recebem insumos e orientações para implantarem seus primeiros cultivos, aprendendo a empreender no campo e conquistando melhores condições de vida para suas famílias.

    A solidariedade foi também um destaque dos primeiros meses do ano. Com o objetivo de apoiar as famílias dos estudantes durante a pandemia, a Fundação e as instituições parceiras articularam, junto a investidores sociais, doações de cestas básicas, produtos e higiene e máscaras. “Entendemos que, esse ano, precisamos nos unir ainda mais fortemente. Os resultados que divulgamos com a prestação de contas do Tributo ao Futuro reforçam nosso compromisso com a construção de novas oportunidades para os adolescentes da zona rural do Baixo Sul da Bahia”, comenta Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Odebrecht. A campanha deste ano do Tributo ao Futuro terá início no final de setembro.

    Para conferir a prestação de contas completa, clique aqui.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024