Idioma:

  • Festas juninas, época de celebrar

    DATA: 19/06/2018

    Publicado por: Novonor

    Um dos períodos mais aguardados do ano para muitos, o mês de junho traz celebrações, história e memórias especiais pelo Brasil e também em outros países. Conheça a origem e curiosidades sobre as festas, além de dicas de integrantes.

     

    Desde a antiguidade, o mês de junho é celebrado por diversos povos, em diferentes regiões do mundo. Antes da era cristã, no hemisfério norte as festividades estavam relacionadas à passagem da primavera para o verão, o chamado solstício de verão, marcando a alegria pelas colheitas desta época do ano.

    No Brasil, antes da chegada dos portugueses, junho já guardava celebrações ligadas à agricultura, com cantos e danças. Com a presença dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso das festas juninas se fundiram. As festividades passaram então a homenagear santos católicos, como Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, além de oferecer uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos, tradição reconhecida e praticada até hoje.

    Gosta das festas juninas? Então, confira as dicas dos integrantes Rodolfo, Zingara e Percy!

     

    “Festas juninas me remetem a boas recordações da minha infância e adolescência. Lembro especialmente que, junto com amigos, soltávamos fogos e fazíamos fogueiras. Para mim, o melhor desta época do ano são as festas, com suas danças, o forró e as comidas típicas derivadas do milho e da tapioca. Para quem quer curtir as festas tradicionais, recomendo a festa de São João Feira do Porto, que acontece de 22 a 25 de junho, na cidade de Cachoeira”.

    Rodolfo Buniac Moacir, integrante da OEC, na Bahia

     

    “São João faz parte da minha memória afetiva. Durante a infância nesta época do ano íamos para a fazenda de um tio, onde reuníamos toda a família em torno da fogueira, fazendo trela com fogos e assando o milho no espeto, com um trio de forró tocando músicas de Luiz Gonzaga. A música Riacho do Navio é a que mais me remete a esse tempo. O São João de Caruaru, a 130 quilômetros de Recife, com programação o mês inteiro, é uma opção que vale a pena conhecer. Mas o meu São João fica a 30 quilômetros de Caruaru, no município vizinho, Bezerros, no Parque Ecológico de Serra Negra, que fica a mil metros de altitude, com um clima que chega a 10 graus à noite e clima de vilarejo, uma delícia, recomendo chegar à tarde para assistir ao pôr-do-sol. Ainda tem festa por lá nos dias 23, 24, 25 e 29 de junho”.

    Zingara Bold, integrante da Odebrecht TransPort, em Pernambuco

     

    “Aqui no Peru é celebrada a festa de San Juan, quando se prepara de forma o especial o prato favorito da selva peruana, o Juane, feito com arroz, frango, ovos e azeitonas embrulhados em folhas de bananeira. Nesta época do ano lembro que meu pai me levou quando criança para ver os campeonatos de futebol da comunidade do Prado. Há grupos de música e desfiles pelas ruas. A comunidade fica a 4 ou 5 km da cidade de Puerto Maldonado no caminho para Cusco. Recomendo esta festa porque é a mais tradicional da minha região, com comidas típicas e a trilha Carachamayo, com atividades como caiaque e pesca recreativa nos lagos. Também é uma boa oportunidade para conhecer toda a biodiversidade da região!”

    Percy Pinedo Guerra, integrante da Latinvest, no Peru

     

     

     

    Fontes:
    https://www.semprefamilia.com.br/
    https://brasilescola.uol.com.br/

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024