Idioma:

  • FPSO Pioneiro de Libra parte de Singapura rumo ao Brasil

    DATA: 29/03/2017

    Publicado por: Ocyan

    A embarcação deve chegar ao país no fim de maio e será a primeira a produzir óleo no Bloco de Libra, considerado uma das maiores reservas de pré-sal do mundo

     

    A contagem regressiva começou ontem. O FPSO Pioneiro de Libra deixou Singapura rumo ao Brasil, onde será o primeiro navio a produzir óleo no Bloco de Libra, localizado na Bacia de Santos e considerado uma das maiores reservas de pré-sal do mundo.

     

    A viagem tem um significado especial para os integrantes da Odebrecht Óleo e Gás, que tem como sócia a norueguesa Teekay Offshore na joint-venture (50/50), denominada OOGTK, proprietária do FPSO. Por um período de 12 anos, o FPSO será afretado e operado pela joint-venture em testes de longa duração para o Consórcio de Libra, formado por Petrobras (Operadora, com 40%), Total (20%), Shell (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%). A unidade deve começar a produzir óleo até o fim do primeiro semestre.

     

    “A conclusão dessa etapa demonstra a competência e a capacidade de entrega de nossa parceria com a Teekay Offshore. Após quatro anos da bem-sucedida operação do FPSO Cidade de Itajaí, essa parceria rende agora seu segundo fruto”, comemora Jorge Mitidieri, Diretor Superintendente de Serviços Integrados da Odebrecht Óleo e Gás.

     

    Reservas de até 12 bilhões de barris

    Mas você sabe o que é uma FPSO? É a sigla para Floating Production Storage and Offloading, um tipo de navio que produz e armazena petróleo, escoando-os depois para navios petroleiros. Os FPSOs são operados em locais de produção distantes da costa.

     

    Com capacidade para produzir 50 mil barris de petróleo e para comprimir 4 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a operação do FPSO Pioneiro de Libra será um marco para a exploração de petróleo no mundo. Isso porque o Bloco de Libra se estende por mais de 1,5 mil km² e possui reservas estimadas de 8 a 12 bilhões de barris, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A unidade poderá atuar em lâmina d’água de até 2.400 metros de profundidade.

     

    Desde seu batismo em dezembro, a embarcação passou por testes de comissionamento e de mar. Durante a viagem ao Brasil, outros testes serão realizados. Após sua chegada, o FPSO passará por processos de aprovação de entidades, de órgãos fiscalizadores e da Petrobras.

     

    Sem acidentes com afastamento

    A construção da unidade começou em 2014 no estaleiro Jurong, em Singapura, e recebeu investimento de aproximadamente US$ 1 bilhão. Os números são superlativos também no quesito Segurança do Trabalho: ao longo de mais de dois anos, aproximadamente quatro mil pessoas estiveram envolvidas no projeto, o que contabilizou mais de 19 milhões de homens/horas trabalhadas sem registro de nenhum acidente de trabalho com afastamento.

     

    Em 22 de março, o Consórcio de Libra reconheceu formalmente o marco e entregou uma placa comemorativa para representantes da joint-venture e do Estaleiro Jurong. “Esse reconhecimento, entregue dias antes da saída da unidade de Singapura para o Brasil, nos enche de orgulho e reflete o compromisso de toda a equipe com a segurança das pessoas e dos nossos ativos”, destaca Rodrigo Lemos, diretor de Contratos de Produção Offshore.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024