Idioma:

  • Fundação Odebrecht participa do 2º Workshop Polo Tecnológico do Mar

    DATA: 16/05/2019

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    No dia 25 de abril, a Fundação Odebrecht esteve presente na 2ª edição do Workshop Polo Tecnológico do Mar, realizada em Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro. A participação foi uma forma de ampliar espaços de diálogo sobre responsabilidade social e o debate sobre como a iniciativa privada pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.

    O evento contou com a presença de mais de vinte empresas, organizações, universidades e representantes do setor público, à exemplo da Marinha do Brasil, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Governo do Estado do Rio de Janeiro e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo foi apresentar o Programa Polo Tecnológico do Mar – Baía de Sepetiba e discutir planos para sua estrutura e realização.

    Localizado na Baía de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), o Polo é um projeto que visa buscar soluções sustentáveis e sinérgicas entre indústrias presentes no local e a comunidade do entorno. A ação é uma iniciativa da Itaguaí Construções Navais S.A. (ICN) – empresa voltada à construção de submarinos brasileiros, que completa dez anos em 2019 e é fruto de uma parceria entre o Naval Group e a OEC.

    Troca de experiências

    Thiago Maciel apresenta o trabalho da Fundação Odebrecht e os resultados da Avaliação de Impactos do PDCIS

    A Fundação Odebrecht esteve representada no encontro por Thiago Maciel, da área de Parcerias Sociais, que discorreu acerca do trabalho da instituição e mostrou os resultados econômicos, sociais e ambientais aferidos pela Avaliação de Impactos do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), realizada de forma inédita em 2018 e que atestou o poder transformador da iniciativa coordenada pela Fundação no Baixo Sul da Bahia há mais de 15 anos.

    Maciel destacou a importância do Workshop para compartilhar experiências e conhecimentos. “Fomos convidados a falar sobre as ações da Fundação Odebrecht à luz do PDCIS. Apresentamos nossa estratégia para promover o desenvolvimento territorial sustentável, as seis frentes de atuação que nos norteiam e, também, exibimos um vídeo com os principais resultados de impactos do PDCIS. Debatemos a ideia de que os avanços econômicos devem gerar inclusão social e progresso para a sociedade como um todo”, comentou, explicando que a experiência do PDCIS foi levada ao Workshop como exemplo de um modelo real e consolidado que pode contribuir para o que está sendo desenhado para o Polo.

    Para Carlos Alberto de Oliveira, Diretor de Administração da ICN, conhecer mais à fundo o PDCIS foi essencial nesse momento de planejamento. “Vimos que, através de um modelo implementado com base em estudos bem executados, é possível transformar áreas menos favorecidas. Como material de trabalho para o Programa Polo Tecnológico do Mar, os resultados da Avaliação do PDCIS podem agregar muito valor do ponto de vista econômico, social e ambiental”, reforçou.

    Mudanças positivas

    Conduzido por uma consultoria especializada, a JS/Brasil, a Avaliação de Impactos do PDCIS comprovou, com rigor científico, que o Programa gera transformações significativas na vida dos seus beneficiários. Para conhecer mais sobre o estudo, acesse o relatório completo que detalha procedimentos metodológicos e impactos aferidos.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024