Idioma:

  • ICN realiza megaoperação para transportar seções do submarino Tonelero

    DATA: 28/10/2020

    Publicado por: OEC

    As seções unidas pesam mais de 600 toneladas e são maiores que a estátua do Cristo Redentor 

    A ICN, formada pela OEC e pela francesa Naval Group, promoveu no último dia 22 uma verdadeira operação de guerra para realizar o transporte de três seções do submarino Tonelero, o terceiro da série de quatro submarinos da classe Riachuelo que estão sendo construídos através do Prosub para a Marinha do Brasil, em Itaguaí (RJ). As seções S2B/S3/S4, já unidas, compõem a parte frontal do submarino Tonelero, sendo responsáveis por abrigar as acomodações dos tripulantes, sala de controle da embarcação e os tubos de torpedo.

    Construídas com 100% de mão de obra brasileira pela ICN, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí, as seções representam um grande marco para a indústria naval e o setor de defesa do país, por materializarem o avanço da engenharia e a capacitação de novas competências para milhares de trabalhadores brasileiros que receberam com sucesso a transferência de tecnologia francesa, permitindo não somente fabricar submarinos, mas também a possibilidade de desenvolver complexos projetos navais inteiramente nacionais.

    Foram aproximadamente nove horas de percurso, em um trajeto de 4,5 quilômetros, da fábrica para o estaleiro, envolvendo a atuação de diversas equipes operacionais, desde técnicos da ICN até o apoio da Polícia Rodoviária Federal, batedores da Marinha, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Itaguaí, além de outros parceiros. Todo esse tempo se deve a complexidade de transportar quase de 620 toneladas de aço, peso equivalente a 10 tanques de guerra ou 620 carros populares.

    Para conclusão da transferência do terceiro submarino do Prosub, restará transferir a última seção, responsável por abrigar os lemes, o hélice e o motor elétrico de propulsão (MEP), no dia 29 de outubro. A integração total do S42 Tonelero será realizada em 11 dezembro deste ano, na mesma cerimônia de lançamento do segundo submarino do programa, o S41 Humaitá, em evento presidencial no próprio estaleiro, e será transmitido on-line nas redes sociais da ICN e da Marinha.

    Itaguaí Construções Navais – ICN

    Criada para fabricar cinco submarinos para o Prosub, sendo quatro convencionais e um com propulsão nuclear, a Itaguaí Construção Navais (ICN) tornou-se referência em projetos de alta complexidade na indústria naval, transformando-se em uma empresa multiprodutos, capaz de construir múltiplas embarcações sob demanda da Marinha do Brasil, como corvetas, navios classe Tamandaré, navios árticos, submarinos, manutenção e/ou upgrade de submarinos e demais sistemas navais de superfície.

    Estágio construtivo dos submarinos convencionais

    S40 Riachuelo:

    • Atualmente em fase de testes integrados na Baía de Itacuruçá para início das provas de mar.

    S41 Humaitá:

    • 90% de estágio construtivo

    • Cerimônia de lançamento em dezembro/2020.

    S42 Tonelero:

    • Será totalmente integrado em dezembro/2020.

    • Data de entrega: 2022

    S43 Angostura:

    • 48% de estágio construtivo

    • Data de entrega: 2023

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024