Idioma:

  • Mais diversidade. Mais mulheres na liderança

    DATA: 17/07/2019

    Publicado por: Horiens

    A Odebrecht Corretora de Seguros (OCS) reuniu sua equipe em junho para provocar a reflexão sobre diversidade no ambiente corporativo. O foco deste painel foi conversar sobre o empoderamento das mulheres para a liderança.

    Com a presença da ONG Women In Leadership in Latin America (WILL Latam), cuja causa é o empoderamento da mulher no mercado de trabalho, o objetivo foi propor a reflexão sobre os motivos do cenário atual e os caminhos para termos mais mulheres em posições onde elas são responsáveis por tomar decisões estratégicas.

    À frente da mesa de debate estavam Silvia Fazio e Cris Amaral, representantes da ONG, e Eduardo Damião, Diretor de Seguros na OCS para o segmento de Química e Petroquímica. Além dos integrantes da OCS, o evento teve como convidada também a equipe da Odebrecht Previdência. A plateia foi participativa, com diversas perguntas e colocações.

    A partir da esquerda: Silvia, Damião e Cris

    Fazio, presidente da WILL, trouxe números de pesquisas recentes e chamou atenção para a necessidade de termos mais mulheres em cargos de liderança, reforçando que, enquanto isso não ocorre, precisamos que os homens que lá estão sejam empáticos à causa, já que é comum não perceber as desigualdades enfrentadas pela mulher no mundo corporativo. “Precisamos trazer os homens para o debate, pois é fundamental haver um equilíbrio entre os gêneros, até porque, já está mais do que comprovado que a diversidade gera produtividade e retorno à empresa”, defendeu.

    Silvia e Damião

    Até por isso, a presença de Damião na mesa não foi à toa. Ele contribuiu e despertou os homens para o diálogo. Colocou que alguns avanços começam a dar sinais de melhora quanto à presença e participação das mulheres no mercado de trabalho, mas ainda há muito a ser feito no que diz respeito à diversidade no ambiente corporativo.

    Outro tema abordado pelo grupo foram as escolhas que as mulheres acabam sendo influenciadas a fazer entre trabalho e vida pessoal. De acordo com Cris Amaral, diretora na WILL, muitas ainda entendem que precisam postergar o sonho de ter um filho para não perderem uma promoção. “Em geral, na família, quem sacrifica a carreira é a mulher. Entretanto, os líderes empresariais demonstram iniciativas de discussão do espaço da mulher na liderança e da preocupação do retorno destas líderes após o período de licença maternidade”. Amaral informou que já há programas de estímulo em algumas empresas que começam antes da licença maternidade, para que esse período possa ser entendido e aceito por todo grupo, gerando empatia, de modo que a volta ao trabalho seja receptiva à essa mulher, promova maior engajamento ao trabalho e, assim, permita que ela seja mais produtiva para a empresa. Segundo ela, “quando as mulheres se sentem apoiadas por suas empresas nesse período, o sentimento é de gratidão e faz com que continuem na companhia por muitos anos”.

    Para Fernanda Antonelli, Responsável de Pessoas e Comunicação na OCS, mediadora da mesa no encontro, o meio corporativo precisa constantemente abrir espaço para refletir como estão suas práticas e ações para a promoção de uma liderança de alto nível para a igualdade entre gêneros. “Discutir esta agenda é uma consequência positiva das situações econômicas e políticas que vivemos. Nos orienta a lidar melhor com processos de mudança e tolerar incertezas e ambiguidades, postura fundamental para o sucesso de qualquer empresa”, ressalta.

    O próximo encontro já está marcado: será em agosto, para conhecer o Programa de Diversidade e Inclusão da Braskem. Assim, a OCS vem inserindo em seu ambiente e nas relações com seus parceiros o diálogo sobre o tema e a prática da Diversidade em suas mais variadas formas.

    A partir da esquerda: Fernanda, Silvia, Damião e Cris ao lado de Ruy Sampaio, Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A., que também atende à OCS. Ruy marcou sua presença atuando de forma participativa durante o debate.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024