Idioma:

  • OCT, na Bahia: um bom exemplo de governança sustentável

    DATA: 09/06/2017

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    “Vamos nos transformar em modelo e servir de exemplo para muita gente”. É assim que Clodoaldo Silva, agricultor do município de Ibirapitanga, na Bahia, avalia a relevância da sua postura e a de outros pequenos produtores quando o assunto é conservação ambiental. E essa preocupação não é só deles: o mundo está voltado para o tema. Comemorado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente trouxe reflexões importantes em meio a tantas notícias desastrosas. Na campanha deste ano para a data, a Organização das Nações Unidas (ONU) incentiva que as pessoas estejam mais conectadas com a natureza, enfatizando os benefícios que isso traz para a saúde e para o planeta.

     

    Atuando na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia, uma instituição vem fazendo a sua parte. Trabalhando com parceiros e a população rural da região, como Clodoaldo, a Organização de Conservação da Terra (OCT), apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do seu Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PCDCIS), vem promovendo uma verdadeira revolução na paisagem. “Todo o trabalho modelar que desenvolvemos busca estabelecer parâmetros que atestem que é possível o homem viver em harmonia com o meio ambiente, a partir do uso racional de seus recursos, aliando as agendas econômica e ambiental e reconfigurando a forma como interage com a terra”, lembra Volney Fernandes, diretor executivo da OCT.

     

     

    Criando uma corrente

     

    Desde 2002, a instituição comemora resultados de ações como o Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). São 40 agricultores familiares beneficiados, que recebem assistência técnica e financeira para o planejamento integrado de suas propriedades, a exemplo de Eliseu de Oliveira. “Precisamos preservar essa riqueza que Deus nos deu. Se eu cuidar da minha terra e da água, o vizinho vai se conscientizar também, e então vamos criando uma corrente”, diz o produtor. A inciativa, que virou política pública no município de Ibirapitanga, é pioneira na Bahia e teve um investimento de R$ 90 mil reais.

     

     

    Parcerias no Estado

     

    Outras conquistas também estão sendo alcançadas pela OCT ao lado de parceiros como Ministério Público do Estado da Bahia, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Agência Nacional das Águas (ANA) e universidades federais e estaduais do Estado.

     

    Em 2017, por exemplo, foram implantados mais de 70 hectares de Sistemas Agroflorestais como modelos demonstrativos e replicáveis, 80 nascentes estão sendo recuperadas por meio de ações de reflorestamento e mil Cadastros Estaduais de Florestas e Imóveis Rurais (CEFIR) já foram realizados. O CFIR é um registro eletrônico, de natureza declaratória, que regulariza ambientalmente imóveis rurais. “Aliamos esforços para a construção de uma governança para a sustentabilidade. Nosso objetivo é um só: a conservação”, finaliza Volney Fernandes.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM), a escassez de recursos...

    21 de Fevereiro de 2024