Idioma:

  • Ocyan apoia iniciativa para Pessoas com Deficiência

    DATA: 23/09/2019

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan apoiou a palestra “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”, ministrada pelo cineasta e educador social, Alex Duarte, no dia 20/09, em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos. O evento, voltado para pessoas com deficiência, foi organizado pelo Ministério Público do Trabalho de Cabo Frio, pela Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência.

    “A Ocyan considera fundamental contribuir para integrar e incluir esse grupo importante de pessoas ao mercado de trabalho e à sociedade como um todo. Estamos comprometidos com a causa e desde o início do ano temos um grupo de afinidade composto por voluntários internos do Programa de Diversidade e Inclusão focados nos avanços que podemos ter relacionados ao tema”, destaca Danielle Rossler, responsável pela área jurídica e administração contratual da UN-P e membro do Comitê de Diversidade & Inclusão da Ocyan.

    A inspiração para a palestra surgiu a partir da primeira imersão de pessoas com Síndrome de Down da América Latina, ação criada por Alex Duarte e intitulada Expedição 21. Na atividade, 18 jovens com alteração no cromossoma 21 participaram de uma espécie de “reality show” por quatro dias, quando ficaram em uma casa, longe dos pais, para buscar desenvolver habilidades, aprender a morar sozinho e adquirir mais autonomia.

    Alex Duarte explica que a sociedade normalmente insiste em procurar explicações biológicas, catalogar sintomas e comportamentos padrão para pessoas que tenham em comum diagnósticos como esse, porém as diferenças entre cada um nos dão a oportunidade de pensar que os limites estão nas situações culturais que nos envolvem.

    “Após a experiência, um dos participantes, o escritor Vinicius Streda, está morando sozinho. Este e outros resultados serão transformados em uma pesquisa científica, liderada pelo neurocientista doutor Fernando Pinto Gomes, com o objetivo de mostrar como a interação com o meio positivo pode melhorar o aprendizado e autoestima de pessoas com deficiência intelectual”, explica Alex.

    Sobre a palestra

    Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Ele estimula o empoderamento pessoal, como aquele que busca uma atitude mental positiva e que vê a deficiência como algo para alavancar as oportunidades e jamais para segregar as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo sobre a Expedição 21, com um estudo prático sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024