Idioma:

  • Ocyan aposta em tecnologia e inovação na gestão do negócio

    DATA: 27/06/2019

    Publicado por: Ocyan

    Empresa avança com ações que vão de parcerias com startups até aplicação de machine learning no monitoramento integrado de ativos

    A Ocyan abriu frentes de trabalho importantes em tecnologia e inovação nos últimos 12 meses a fim de aumentar a eficiência da gestão de todas as áreas da empresa. O objetivo é elevar o padrão de segurança, com foco na excelência operacional, e consequentemente gerar novos negócios por meio de um diferencial competitivo. A partir desse planejamento, a empresa desenvolveu, em parceria com a Magma Global e a BrasFELS, o sistema de Torre de Risers com o uso de tubos de compósito – CompRiser; inaugurou o sistema de monitoramento online dos ativos em operação offshore; lançou a plataforma de inovação Ocyan Waves e tem feito parcerias com empresas estrangeiras para trazer novos produtos e serviços de manutenção ainda não implementados no Brasil.

    A primeira ação foi o lançamento do CompRiser, uma solução para campos de águas ultraprofundas, especialmente o pré-sal do Brasil, cujo estudos foram iniciados em 2016. O CompRiser foi apresentado ao mercado pela primeira vez na OTC Houston de 2018 e está em processo de certificação internacional pela DNV GL.

    “Nosso objetivo é que brevemente ele possa ser incluído como solução nas propostas que apresentamos às operadoras”, destaca Jorge Mitidieri, diretor Superintendente da Unidade de Serviços Integrados da Ocyan.
    Outro exemplo é o sistema de monitoramento integrado que envia dados das seis sondas de perfuração da empresa em tempo real ao Centro de Suporte de Decisão (CSD), um moderno espaço de inteligência e operações da Unidade de Perfuração (UN-P) da empresa, na Base de Macaé (RJ). Com isso, é possível prevenir riscos e reduzir custos, além de contabilizar ganhos diretos de eficiência.

    “Usando tecnologia de inteligência artificial e machine learning, o sistema faz parte dos investimentos previstos no Programa de Transformação Digital da companhia, iniciado em novembro do ano passado e que será intensificado ao longo ano de 2019. A utilização de soluções da indústria 4.0 permite criar ações que podem melhorar os resultados em sustentabilidade e desempenho operacional”, comemora Heitor Gioppo, diretor Superintendente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

    Conexão com startups e parcerias com empresas estrangeiras
    Outro passo importante foi a criação da plataforma de inovação aberta Ocyan Waves, cujo primeiro programa é o Ocyan Waves Challenge, direcionado às startups para o desenvolvimento de soluções para desafios da empresa, tanto da área operacional quanto de apoio.

    “A combinação entre as novas práticas de gestão, estimuladas por programas como o Ocyan Waves, com sistemas modernos de monitoramento das operações e novas parcerias em busca de soluções inovadoras, farão com que a Ocyan esteja em sintonia com o que o mercado e o setor exigem”, explica Mitidieri.

    Na área de Manutenção e Serviços Offshore (MSO), a empresa iniciou uma série de parcerias com empresas estrangeiras para trazer ao Brasil novas soluções tecnológicas. Entre elas está a firmada com a Tube-Mac, empresa canadense especializada na instalação e montagem de tubulações utilizando conexões a frio e sem solda.

    “Todas as nossas iniciativas vêm ao encontro da busca por aprimoramento dos serviços. Queremos oferecer aos clientes soluções tecnológicas que podem ser aplicadas no setor e que, algumas vezes, já são usadas no exterior. A Ocyan inova com sistemas de gestão e foca na integridade dos ativos como diferencial competitivo”, finaliza Gioppo.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024