Idioma:

  • Ocyan busca certificação de Qualidade em Macaé

    DATA: 10/08/2018

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan, através da Base Macaé-Unidade de Perfuração, implementou no ano passado o projeto de Sistema de Gestão Integrada (SGI), com objetivo de padronizar processos, melhorar o sistema de gestão e potencializar ainda mais a competitividade do negócio. Com a mudança, a empresa espera obter a Certificação Integrada ISO9001 / ISO14001 / OSHAS18001. A auditoria para a certificação teve início no final de julho e será efetuada durante este mês, com conclusão em setembro.

    A alta competitividade no setor de óleo e gás aumenta a exigência dos clientes em relação aos critérios de qualidade dos produtos e serviços, levando as organizações e empresas a aprimorarem seus métodos para manter sua posição e conquistar novos mercados. Neste cenário, a solução mais adequada está nas ferramentas que auxiliam a administração a sistematizar e uniformizar as atividades.

    “A área de Garantia da Qualidade da Unidade de Negócios – Perfuração teve como principal desafio em 2017 implantar ferramentas e investir os recursos necessários para estruturar todo o processo. Foi importante também desenvolver um plano de comunicação específico, que abrangeu todos os seus integrantes da Base Macaé UN-Perfuração e suas Unidades Marítimas (UMs). Eles foram informados sobre diversas fases de implantação do projeto e, assim, foi mais fácil engajá-los nas ações estruturantes do SGI (Sistema de Gestão Integrada)”, esclarece Heitor Gioppo, diretor-superintendente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

    A Unidade de Perfuração, que engloba a Base Macaé, o Yard (área de armazenamento) e as seis unidades offshore (sondas), busca a certificação integrada, em conformidade com as Normas ABNT NBR: ISO 9001:2015 Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 14001:2015 Sistemas de Gestão Ambiental e OHSAS 18001:2007 Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Com a certificação, a empresa conquista um diferencial para novos contratos e renovação dos que estão vigentes; participar de novas concorrências; e apresentar ao mercado os indicadores de sustentabilidade, segurança, meio ambiente e qualidade.

    “A empresa está empenhada em conquistar a certificação multisite para as áreas da Unidade de Perfuração. Nossa primeira vitória foi ter conseguido envolver todos os 1.263 integrantes da unidade de negócio, desde jovens aprendizes e estagiários até as lideranças”, destaca Consuelo Campello, diretora da área de Qualidade da UN-P.

     Qualidade em Foco

    Em 2016, a empresa começou a buscar melhorias em seus processos e em agosto deste mesmo ano contratou uma consultoria para implantar o ‘Programa Qualidade em Foco’, que ainda está em curso na Unidade de Negócio Perfuração. De acordo com Consuelo, os integrantes da companhia entenderam o espírito do programa e a importância de melhorar os indicadores para a conquista da Certificação. “Com tudo acontecendo ao mesmo tempo, a empresa opera melhor, os indicadores comprovam que os resultados estão sendo alcançados e esperamos que o processo de auditoria nos traga as certificações”, pontua. Ela lembra ainda que a Ocyan tem realizado uma análise crítica mensal de todos os resultados, permitindo a correção dos processos.

    Processo de certificação

    A UN-P escolheu, através do processo concorrencial, a BVQi do Brasil Sociedade Certificadora Ltda, para a auditoria de certificação.  A empresa certificadora é acreditada, o            que significa uma garantia de que ela é competente para fornecer um serviço regularmente confiável e imparcial, por mais de 30 organismos de acreditação nacionais e internacionais para a realização de serviços de certificação.

    “Com todo o trabalho que estamos desenvolvendo, as boas práticas de gestão resultam na melhoria constante da comunicação, do trabalho em equipe, do elevado nível de produtividade, garantindo a certificação tão desejada”, finaliza o executivo.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024