Idioma:

  • Ocyan busca certificação para o CompRiser

    DATA: 04/04/2019

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan avança na busca por verificação independente para o CompRiser®”, sistema de torre de risers híbridos, lançado no ano passado em parceria com a Magma e a BrasFELS. As empresas contrataram a certificadora DNV GL para realizar este trabalho, que teve início em fevereiro.

    A verificação da DNV GL é uma chancela independente que busca atestar a robustez da solução do CompRiser®”. Em paralelo, a Magma também está em processo de qualificação do duto de compósito m-pipe® pela Petrobras.

    “A DNV GL possui uma norma para o duto de compósito, mas a verificação independente que buscamos é específica para o CompRiser®”, explica Leandro Brusque, gerente de suprimentos da Ocyan.

    O trabalho é dividido em duas fases e deverá ser finalizado ainda no primeiro semestre. A primeira etapa envolve a análise de todo o design, incluindo a engenharia do projeto propriamente dita, documentação, processos e material. A segunda é voltada para FMECA (Failure Mode and Effect Cause Analysis – uma forma de documentar de forma organizada e sistêmica os modos de falha e seus efeitos e criticalidade), priorizando a funcionalidade e segurança do sistema.

    “A Magma segue desenvolvendo seu programa de qualificação para os campos do pré-sal no Brasil e vemos a chancela da DNV GL ao CompRiser®” como um grande marco para o uso futuro de nossa tecnologia no Brasil e em outros campos em águas profundas”, explica Tony Duncan, Vice-Presidente Executivo da Magma.

    “Estamos felizes em fazer parte deste emocionante projeto. A DNV GL possui grande expertise em TCP e sistemas submarinos para aplicações em águas profundas, e a combinação dessa expertise com nossa qualificação tecnológica e verificação independente contribuirá positivamente para a confiabilidade desse promissor desenvolvimento que é o CompRiser®”, afirma Barbara Matos, Chefe de Seção da DNV GL Rio.

    CompRiser

    O CompRiser®” é um sistema de torre de risers híbridos criado em parceria com a Magma Global para uso na indústria de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O duto de composição termoplástica (TCP – Thermoplastic Composite Pipe) usado no CompRiser será o m-pipe®, fabricado pela Magma. O TCP traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H2S), de grande valor para os sistemas submarinos para as áreas do pré-sal, significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior (patente pendente) que permite ao riser ser conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível.

    Seu método de fabricação compacto e modular possibilita alto conteúdo local. Adicionalmente o duto é entregue em bobinas e não requer solda, o que simplifica a montagem do bundle, que pode ser realizada em menos de 30 dias. A instalação offshore leva outros 20 dias, sem a necessidade de embarcações especiais e pouca exposição a condições de mau tempo.

    Como uma solução desacoplada, o produto utiliza menos de 20% da carga aplicada pelas outras soluções nas unidades de produção. O resultado desta diferença pode ultrapassar 9.000 toneladas-força por FPSO, condicionado à quantidade de risers do projeto. A redução de peso e carga na operação dos FPSOs é uma demanda constante dos operadores.

    No final do ano passado, o BrasFELS, estaleiro brasileiro da Keppel Offshore & Marine, ingressou na parceria iniciada por Ocyan e Magma, devido à sua capacidade fabril instalada e reputação no mercado brasileiro que reduzem ainda mais a avaliação de risco do projeto.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024