Idioma:

  • Ocyan realiza doação de máquinas para Laboratório de Inovação

    DATA: 23/03/2018

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan, através do programa de responsabilidade social da empresa, Escola Em Ação, realizou na tarde desta segunda-feira (19/03), um evento para formalizar a doação de uma impressora 3D e uma cortadora à laser ao Núcleo de Gestão e Pesquisa do Projeto #inovareaprender, no município de Macaé (RJ).

    No evento, foram apresentados alguns protótipos feitos pelos alunos com o maquinário. “É mais uma etapa dentro do projeto, onde avançamos consideravelmente. Ver o progresso dos alunos em um ramo como a robótica é fascinante”, destaca Marco Túlio Barbosa, responsável por sustentabilidade da unidade de perfuração da Ocyan.

    O ex-jovem aprendiz e agora monitor do projeto, Tiago Rangel, explica por que a aquisição destas máquinas foi tão importante. “Agora é possível a construção de objetos que antes só imaginávamos. Conseguimos modelar o que queremos, qualquer protótipo. É muito bom ver a alegria dos alunos agora”, vibra.

    A doação das máquinas possibilitou a parceria com o curso de Medicina da UFRJ, também do Campus Macaé. De acordo com a estudante Larissa Senna, a impressora e a cortadora vão fazer a diferença. “Além da troca de experiências com os alunos do curso de engenharia, a chegada das máquinas permitiu a criação de alguns órgãos e partes do corpo e, com isso, realizar algumas aulas práticas da medicina de forma não evasiva. Para o pólo de Macaé, o projeto é fundamental e conseguimos treinar procedimentos através das peças já criadas pelos alunos dos cursos”, explica a universitária.

    O investimento da Ocyan para a doação das máquinas ao programa #inovareaprender foi cerca de R$ 40 mil reais. Estiveram presentes no evento Marco Aurélio Fonseca, diretor de sustentabilidade da Ocyan; Hélcio Colodete, diretor de contrato unidade de perfuração da Ocyan (UNP); Jocelina Valle, Kátia Santos e Vera Lúcia dos Santos, da área de responsabilidade social da Ocyan.

    O Núcleo de Gestão e Pesquisa funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé, na Av. Aloísio da Silva Gomes, n° 50, Anexo Polo de Macaé – Granja dos Cavaleiros.

    #inovareaprender

    Criado em 2014, o projeto consiste na implantação de cursos extracurriculares de robótica para alunos do ensino fundamental em 10 espaços makers nas escolas do município de Macaé. Desde sua implantação, mais de 2.400 alunos entre 8 e 16 anos já foram beneficiados com a iniciativa, seja diretamente ou por ações de formação de professores (66 capacitados em formação para tecnologia). O impacto indireto desde o início do projeto já alcançou mais de 12.000 pessoas. O programa originou-se de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé e apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram identificados alunos do curso de engenharia para atuação como monitores. Após um ano a universidade passou a reconhecer o projeto como unidade curricular de extensão universitária.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024