Idioma:

  • Ocyan usa gamificação para sensibilizar integrantes

    DATA: 02/12/2019

    Publicado por: Ocyan

    Para chamar a atenção e promover a empatia de todos os integrantes da empresa com a realidade das pessoas com deficiência, a Ocyan promoveu evento inovador usando gamificação. Nessa semana, integrantes da empresa em Macaé (RJ) e Rio de Janeiro, puderam vivenciar experiências e passar por situações no formato de Escape Room, onde os participantes são desafiados a concluir desafios em equipe.

    Durante dois dias, mais de 120 integrantes participaram de um escape game com o intuito de decifrar códigos, por exemplo, através de senhas em libras que seriam usadas para abertura de cadeados; de jogo de memória auditiva; da utilização de caixa sensorial com limitação da visão e estímulo do tato.

    “Procuramos engajá-los na resolução de problemas vividos no dia a dia pelas pessoas com deficiência para buscar, através da experiência, melhorar o aprendizado e estimular ações e comportamentos que mostrem a necessidade de trabalho em equipe e solidário entre todos os integrantes, independente da sua condição. A experiência foi um sucesso”, destaca Nir Lander, diretor de Planejamento e Pessoas.

    Em Macaé, um caminhão com caçamba de vidro foi preparado para receber os integrantes que se inscreveram para vivenciar a experiência. A cada rodada, grupos de cinco a sete integrantes participaram do jogo, sendo desafiados a emergir no mundo das pessoas com deficiência, e estimulados a aguçar os sentidos para desvendar os códigos. No Rio de Janeiro, uma sala adaptada com o mesmo objetivo recebeu a cada rodada, sete a dez pessoas.

    Para Érica Lisboa, integrante da área de Qualidade da unidade de perfuração em Macaé, a experiência foi um enorme aprendizado. “Foi importante para identificarmos como é o trabalho em equipe, da gestão do tempo, planejamento e comunicação”. Já para Raquel Borges, também de Qualidade, a sensibilização promovida pela empresa surpreendeu: “A vivência das dificuldades sensoriais que nos foram apresentadas, nos fez refletir sobre empatia e inclusão dos PCDs”, pontua.

    “Extraímos inúmeras reflexões. Ouvi-los após o game no momento de compartilhamento de seus sentimentos foi essencial para criar o link entre a empatia e respeito que devemos carregar conosco. O jogo contribuiu para permitir o entendimento de que todos somos diferentes, possuímos limitações e qualidades que se somam para atingir um objetivo em comum, ser uma pessoa com deficiência não é ser incapaz e que ter um grupo diverso agrega resultados grandiosos para o time”, comenta Isabel Carneiro, enfermeira do trabalho na Ocyan e voluntária do Grupo de Pessoas com Deficiência do Programa de Diversidade e Inclusão da empresa.

    A inclusão de pessoas com deficiência em todas as áreas da empresa é uma das metas da Ocyan. A empresa realizou recentemente um mapeamento das funções dos integrantes offshore (nas sondas e FPSO) que podem ser desempenhadas por pessoas com deficiência, dentro de suas limitações e sem riscos para a vida e operações. As instalações já estão em fase de obras e adaptações para que todos se sintam incluídos, de acordo com as normas da ABNT. Hoje, por premissa, todas as oportunidades de emprego na Ocyan permitem a candidatura de pessoas com deficiência.

    Programa de Diversidade

    A Ocyan foi uma das primeiras empresas da cadeia produtiva do petróleo (óleo e gás) no Brasil a colocar a diversidade na sua pauta. Já entre 2016 e 2017 esse tema passou a figurar como um de seus grandes desafios. A área de Compliance e o Canal Linha de Ética da companhia funcionam desde 2017 como espaços que para garantir o respeito à inclusão, mitigando de forma incisiva casos de preconceito e discriminação, contribuindo diretamente para a promoção de um ambiente de segurança psicológica, de respeito e empatia.

    Os executivos da Ocyan mergulharam neste desafio, com um esforço adicional em função da cultura do setor de óleo e gás, onde a empresa está inserida, que é predominantemente masculina. A empresa buscou apoio com quem estava mais familiarizado com os bons exemplos, como a consultoria Mais Diversidade. Este ano, com a criação do Programa e instalação do Comitê e seus respectivos grupos de afinidades, os temas da diversidade e inclusão já foram incorporados ao dia a dia da corporação. “Avançamos com a sensibilização e a necessidade de convivência entre todos os grupos e já fizemos as primeiras entregas, como a flexibilização do horário de trabalho para as integrantes quando voltam da licença-maternidade e esta ação com foco em pessoas com deficiência. Esses são os dois primeiros grupos que foram priorizados no projeto”, explica Camilla Braz, Líder do Programa de Diversidade & Inclusão da Ocyan.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024