Idioma:

  • Ocyan vê cenário atual como oportunidade para área de preservação de ativos

    DATA: 09/06/2020

    Publicado por: Ocyan

    A redução das operações na cadeia de petróleo e a antecipação do cronograma de hibernação de plataformas pela Petrobras, em função da queda da demanda da commodity no cenário da pandemia do novo Coronavírus e da baixa histórica no valor do barril, abre uma oportunidade potencial no setor para um dos serviços oferecidos pela Ocyan em seu portfólio, o de preservação de ativos.

    “A queda do número de plataformas em atividade deve reduzir as contratações de serviços de manutenção, por outro lado, deve fazer surgir oportunidades de preservação destes ativos e daqueles que podem ser colocados à venda para as Operadoras de Campos Maduros.”, avalia Vinicius Castilho, diretor da área de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan.

    Segundo o executivo, a nova realidade pode acelerar também o cronograma de descomissionamento daquelas unidades que, se não forem postas à venda, serão de fato desativadas.

    “Vivemos um cenário adverso e em transformação. No curto prazo, as empresas de manutenção terão que se adaptar à nova realidade, e a Ocyan já está fazendo isso para oferecer novos serviços a esse mercado. Esse caminho de aceleração do cronograma de descomissionamento deve trazer ganhos ao setor, além de ampliar as discussões entre as entidades regulamentadoras e, assim, de fato, criar oportunidades contínuas e rentáveis para a cadeia de óleo & gás. A Ocyan acompanha os movimentos e os cronogramas de licitações para fortalecer as parcerias necessárias para atendimento a esta demanda”, completa.

    A área de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan vem reduzindo consideravelmente os custos operacionais de manutenção e, ao mesmo tempo, melhorando o desempenho operacional dos equipamentos, além de preservá-los em caso de hibernação para garantir retorno operacional eficaz no momento apropriado. O serviço de Preservação já acumula mais de três mil equipamentos preservados, desde 2018, o que demonstra a capacidade da área de expandir as atividades para ativos de terceiros. A empresa prospecta também parcerias estratégicas com as Operadoras de Campos Maduros para oferecer os serviços de manutenção e de preservação offshore.

    Pioneira em preservação

    A Ocyan é a primeira fornecedora voltada a soluções inovadoras do mercado de exploração e produção a realizar a preservação de equipamentos e estruturas com o ativo em operação. A atividade utiliza um método inovador que advém do segmento petroquímico e contribui para reduzir os custos operacionais de manutenção e melhor o desempenho operacional dos equipamentos das embarcações.

    De acordo com Vinicius Castilho, a viabilidade de realização do serviço sem que as plataformas estejam paradas ou docadas gera impactos positivos diretos na redução de downtimes (paralisações), na reposição de materiais e equipamentos perdidos, na redução de multas aplicadas por clientes, e na minimização do risco de acidentes de trabalho, além de contribuir com o retorno seguro de equipamentos fora de operação em caso de hibernação ou parada momentânea de produção dos ativos.

    A área de Manutenção e Serviços Offshore em Números

    A unidade de negócios de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan acumula larga experiência que pode ser traduzida em números. Desde o ano de 2000 até o momento soma mais de 30 contratos performados, 1 milhão de horas de engenharia, mais de 120 paradas de produção e perfuração, mais de 10 mil toneladas de tubulações e estruturas montadas a bordo das instalações em alto mar, mais de 1 milhão de metros quadrados pintados e 14 milhões de metros de andaimes montados, além de contarmos com quase 80 milhões de homens hora trabalhados com o mais alto nível de segurança e qualidade do mercado. “Contamos com um recorde de cerca de 20 milhões de homens hora trabalhados sem acidente com afastamento”, afirma Castilho. Assista ao vídeo institucional de MSO aqui.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024