Idioma:

  • Odebrecht Previdência se prepara para fazer alocação global usando smart beta

    DATA: 25/09/2018

    Publicado por: Vexty


    A Odebrecht Previdência se prepara para alterar sua forma de investir no exterior, após mudanças regulatórias aprovadas no primeiro semestre. O veículo até então utilizado para fazer a alocação em ativos globais, um FIC FIM IE, só permitia à entidade comprar cotas de fundos locais que, por sua vez, faziam o aporte dos recursos em fundos no exterior. Com a nova regulamentação, o fundo de pensão vai poder começar a utilizar um FIM IE, que comprará os fundos diretamente no exterior.

    O diretor de investimentos da Odebrecht Previdência, Gustavo Liberali, afirma que a primeira estratégia a ser contemplada no mercado internacional com esse novo formato será a de smart beta, via ETFs. A seleção dos veículos a serem adicionados à carteira da entidade será feita pela consultoria F3 Capital. Liberali, antes de assumir o atual cargo, em julho de 2018, foi sócio responsável pelas áreas de compliance e riscos da F3 por cerca de dois anos. “No smart beta não ficamos em uma posição totalmente passiva, já que não definimos quais papéis específicos serão adquiridos, mas escolhemos quais fatores, como valor, crescimento, entre outros, guiarão as compras”, explica o especialista.

    Os investimentos no exterior já representam aproximadamente 8% do portfólio do fundo da Odebrecht Previdência, de aproximadamente R$ 3 bilhões. O diretor de investimentos destaca que, em sua avaliação, os melhores fundos do mercado internacional sequer tem feeders lançados no Brasil, uma vez que eles já têm demanda suficientemente elevada de investidores estrangeiros, sem a necessidade de buscar novos investidores em outros mercados. Com a nova estratégia, prossegue Liberali, “teremos a possibilidade de alocar recursos nesses fundos que, até o momento, não chegavam ao alcance dos investidores brasileiros”.

    Perfis – O modelo de perfis de investimento adotado pela Odebrecht Previdência é o ‘target date fund’, mais conhecido no Brasil como ‘ciclo de vida’, no qual os limites de alocação vão se alterando conforme a etapa da vida do participante. Em 2018, esses modelos de perfis completam quatro anos de implementação, tempo suficiente para promover uma revisão deles ao longo dos próximos meses, explica o diretor de investimentos da entidade. “Possivelmente vamos alterar os limites de alocação de investimento dos perfis”, fala Liberali.

    O diretor de administração e finanças, André Luis Suaide, conta que os questionamentos dos participantes sobre a rentabilidade dos investimentos caíram drasticamente desde a implementação dos perfis. “Até 2014, cerca de 80% das interações com os participantes era para atender questionamentos sobre a rentabilidade dos planos. “Depois que adotamos os perfis, dos quatro mil atendimentos mensais, menos de 1% é relativo a investimentos”.

    Suaide cita ainda entre as novidades previstas para a Odebrecht Previdência nos próximos meses o possível lançamento de um plano instituído voltado para os familiares de seus participantes, e também de um seguro para cobrir os riscos de longevidade, que passou a ser previsto para as fundações após a publicação da Resolução 345 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), em maio de 2017. “Criamos um modelo próprio de seguro longevidade, e vamos ao mercado procurar alguma seguradora que tenha interesse em fazer a estruturação”, afirma o dirigente.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024
    +
    0

    Em 10 de janeiro de 2024 foi aprovada a Lei nº 14.803, que possibilita aos Participantes de planos de...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    A Vexty realizou em 06 de fevereiro de 2024 mais uma edição do webinar Conversa com a Vexty. Os...

    06 de Fevereiro de 2024