Idioma:

  • Oito comportamentos definem o jeito de ser Odebrecht

    DATA: 18/01/2018

    Publicado por: Novonor

    Na Odebrecht, temos valores comuns e atitudes que reforçam a nossa identidade. A Política sobre Pessoas da Odebrecht S.A., divulgada recentemente, define 8 comportamentos que representam o nosso jeito de ser.

     

    Conheça algumas histórias, vivenciadas por integrantes da Odebrecht S.A., que demonstram como esses comportamentos estão fazendo diferença.

     

     

    Saiba mais sobre estas histórias:

     

    Espírito construtivo e positivo

    André: programa de estágio foi porta de entrada no Grupo

     

    André Alencar, que ingressou no Grupo como estagiário, lembra como a motivação tem sido combustível na sua vida pessoal e no trabalho. “Estar engajado me abriu muitas portas na Odebrecht. Falando coletivamente, o espírito construtivo e positivo é fundamental se queremos criar novas oportunidades de negócio e, até mesmo, outras maneiras de atuar”, lembra o integrante, que trabalha hoje no acompanhamento das despesas administrativas e na elaboração de relatórios para a Odebrecht S.A.. Para ele, seguir adiante depende disso. “É esse espírito que me impulsiona a sempre fazer o melhor”.

    Adaptabilidade

    Bárbara e Leandro: o desafio da reputação trouxe um novo olhar para a área de comunicação

     

    A restruturação do Grupo, o reposicionamento da Odebrecht S.A. e o desafio de recuperação reputacional impõem mudanças que requerem da área de Comunicação um conceito chave em seu dia a dia: capacidade de se adaptar. “A forma como nos comunicamos com os integrantes está se transformando, o que envolve desde a mudança da linguagem que usamos para falar com as pessoas, até o reposicionamento dos nossos canais de comunicação interna e externa”, avalia Bárbara Rezendes, que integra a equipe. “Além disso, a equipe e o papel da comunicação da holding mudou”, complementa.

    Capacidade de dialogar

     

    Cristina e Olga: agenda de conformidade passa por ouvir, dialogar e debater sobre o tema

     

    Deixar no passado erros e atos não condizentes com as melhores práticas empresariais é a essência das mudanças que a equipe de Conformidade da Odebrecht S.A. conduz em todo o Grupo. E essa trajetória – ancorada em novas políticas, controles e posturas – implica em dialogar e trocar experiências, seja com as outras equipes de Conformidade dos Negócios, seja com os integrantes que compartilham suas ansiedades, dúvidas e sugestões. “A nossa mudança pressupõe esse diálogo direto e franco, fundamental para trazer à nossa área novas percepções e insights”, lembra Cristina Lepikson, que integra a equipe na holding.

    Comprometimento

    Sara: o Projeto Otimização, que revisitou o papel da holding, representou nossa capacidade de tomar decisões com embasamento e coragem

     

    Sara Correia trabalha na área de Planejamento da Odebrecht S.A., responsável por coordenar o ciclo de acompanhamento de desempenho da holding. Faz parte do seu programa de ação contribuir para a visão de futuro da empresa. “O comprometimento com o que fazemos é fundamental para obtermos os resultados esperados”, explica Sara. “Estamos superando os desafios, construindo bases sólidas para assegurar um novo ciclo de crescimento”, explica.  Um exemplo, foi o Projeto Otimização, que em 2017 mobilizou nossa liderança a revisar o papel da holding, tornando-a muito mais aderente à nossa estratégia.

    Ética, integridade e transparência

    Silvana: Política sobre Governança reflete uma postura mais ética, íntegra e transparente

     

    Silvana Vieira atuou na construção da nova Política sobre Governança, que levou cerca de um ano para ficar pronta. Entre pesquisas, reuniões com consultores, contribuições de outras equipes, alinhamentos com Responsáveis por Apoio Funcional e a aprovação do conselho de administração, nasceu um documento moderno, simples e em linha com as melhores práticas de mercado. A nova política apresenta qual o papel da holding, quais as atribuições e qualificações necessárias dos membros do conselho de administração e, também, o sistema de comunicação em todos os âmbitos do Grupo. “Ética, integridade e transparência estão profundamente alinhadas com tudo isso”, diz.

    Criatividade

    Cristiane, Fernanda, Victor e Felipe: equipe que apoia a implantação da nova Política sobre Pessoas na Odebrecht S.A.

    A nova Política sobre Pessoas foi consolidada a partir de um conteúdo vasto, que inclui documentos oficiais do Grupo Odebrecht, bem como as aspirações e inspirações que contemplam o espírito do tempo – este espírito que nos permite progredir e antecipar as exigências dos novos tempos, sem perder a conexão com nossos valores. Para construí-la, a equipe de Pessoas da Odebrecht S.A. teve um desafio nas mãos: preservar os princípios e conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), considerando a evolução da sociedade. A nova Política traz orientações que reforçam a inclusão, a diversidade e o bem estar, e propõe uma linguagem leve, fluida e atrativa. “Foi preciso olhar para além do que já conhecíamos, conversar com muitos líderes, conhecer o que as empresas tradicionais e as mais modernas estavam propondo em termos de formato, abrangência, forma de comunicar”, lembra Cristiane Giansante, responsável por Pessoas, que atuou na construção do documento. “Conhecer outras realidades nos permitiu inovar sem perder nossa essência. Foi um processo inspirador que nos desafiou a sermos criativos”, diz.

    Espírito de Servir

    Martha e Matheus trabalham na equipe de planejamento financeiro da holding, com a consolidação de dados do Grupo e seus Negócios e o relacionamento com interlocutores financeiros, nacionais e internacionais

     

    O espírito de servir é a chave que move a agenda diária de Martha Melo e Matheus Rodrigues. É a base de praticamente todas suas interações no dia a dia. “Nossa função é atender diferentes públicos, internos e externos, desde líderes e responsáveis financeiros nos  Negócios até bancos, imprensa e mercado financeiro”, explica Martha. Esse espírito está por trás, também, de outros comportamentos, como disciplina, organização, otimização de custos e comprometimento com resultados. “A gente provê informações para a tomada de decisões. Se passamos algum dado ou estimativa errada, isso pode levar a uma decisão inadequada”, exemplifica Matheus.

    Determinação

    Marcela, Ticiana e Susan: equipe multidisciplinar lidera negociações financeiras desafiadoras

     

    O cenário econômico-financeiro e reputacional do Grupo Odebrecht exigiu da área de Finanças uma nova dinâmica e estratégia, fundamentais para que a empresa retome o caminho do crescimento e recupere sua imagem perante a sociedade. Na linha de frente desse processo estão Marcela Drehmer, Ticiana Marianetti e Susan Barrio, que juntas traçam novas diretrizes e estratégias financeiras, com embasamento jurídico, para a holding. Elas já lideraram negociações importantes para a sobrevivência da companhia e conduzem operações complexas com o mercado financeiro. “Superar esse desafio tem se tornado possível graças à determinação da equipe. Isto é fundamental para vencermos os obstáculos que surgem no caminho, atuarmos com autodisciplina e viabilizarmos soluções que garantam resultados dentro dos prazos necessários”, conta Susan.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024