Idioma:

  • Projeto Olmos celebra cinco anos de operação no Peru

    DATA: 07/11/2019

    Publicado por: OEC

    No dia 7 de novembro, o Projeto Olmos, no Peru, comemorou seu quinto aniversário de operação. Em 2014, foram concluídas as obras de irrigação e iniciada a entrega de água aos agricultores beneficiários da região.

    O Projeto Olmos transfere as águas da encosta do Atlântico do rio Huancabamba para a encosta do Pacífico para o uso agrícola. O projeto é composto por dois componentes: o de transferência de Olmos e o de irrigação, operados por duas concessionárias.

    A concessionária Transfer Olmos é responsável pela transferência.  A empresa atua na construção e operação das obras, com o objetivo de regular, capturar e transferir a água do rio Huancabamba para irrigação em Olmos. Suas principais obras são a Barragem de Limón e o Túnel Transandino, que possui de 20 km de comprimento.

    O componente irrigação é uma iniciativa privada autossustentável, concedida à H2Olmos. Hoje, a concessionária opera as obras de irrigação para fornecer água à 43,5 mil hectares, dos quais 38 mil pertencem a empresas do agronegócio e 5,5 mil pertencem a pequenos agricultores localizados no vale de Olmos.

    “Ao celebrar o 5º aniversário da operação, o Olmos é um projeto de sucesso que deve ser replicado, considerando os grandes resultados alcançados. O modelo é inovador desde a concepção da estrutura de engenharia e financeira ao leilão de terras de 38 mil hectares, que foi uma aposta e um grande desafio assumido pelas concessionárias Transfer Olmos e H2Olmos para o desenvolvimento agrícola da região de Lambayeque”, comenta Alfonso Pinillos, diretor de investimentos de Olmos.

    Até o momento, as empresas do agronegócio investiram mais de 600 milhões de dólares no desenvolvimento de 22 mil hectares de culturas de exportação, como abacate, uvas, mirtilos, cana-de-açúcar, aspargos etc. Além disso, mais de 12 mil empregos diretos e 20 mil indiretos foram criados.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024