Idioma:

  • Por que escolhemos a energia da cana-de-açúcar?

    DATA: 21/09/2017

    Publicado por: Atvos

    Optar pela cana-de-açúcar como matéria-prima oferece mais vantagens ambientais que a utilização de combustíveis fósseis. De acordo com a Agência Internacional de Energia, utilizar etanol em vez de gasolina, por exemplo, pode reduzir em cerca de 89% a emissão de gases do efeito estufa (GEE).

     

    É dos canaviais que vem a maior parte da fonte brasileira de energia renovável, correspondente a 15,7% de toda a matriz energética nacional. Esse percentual coloca o Brasil acima da média mundial no uso de energia limpa, que é de 13,2%, mas está longe de representar todo o potencial agrícola de um país com dimensões continentais.

     

    Conferência internacional

    Em 6 de setembro, a Odebrecht Agroindustrial – que tem capacidade de produção anual de 3 bilhões de litros de etanol e 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa – apresentou em Luxemburgo um trabalho realizado pela Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCEs/FGV) que confirma os impactos positivos do etanol de cana em relação a similares como gasolina e etanol de milho.

     

    A apresentação da Agro durante a principal conferência internacional de análise de ciclo de vida (ACV), a Life Cycle Management, destacou o uso desse tipo de combustível como alternativa real para a redução dos impactos ambientais da atividade humana. Dentre os principais diferenciais do etanol brasileiro enquanto matéria prima, destaca-se o efeito positivo da Mudança do Uso do Solo – ou Land Use Change (LUC). No caso da Agro, esse aspecto é potencializado pelo modelo de negócio. A empresa só cultiva cana-de-açúcar em áreas anteriormente antropizadas (cujas características originais foram alteradas pelo homem), recuperando em grande parte áreas degradas por pastagem, por exemplo. Outro ponto importante é o fato de a operação da empresa ser 100% mecanizada, sem a queima do canavial para colheita, prática usual em empresas que realizam a colheita manual.

     

    “Em tempos de discussão sobre o Renovabio – política de Estado que traça uma estratégia conjunta para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira –, o estudo ratifica que o etanol é uma alternativa real para a redução das mudanças climáticas”, ressalta Mônica Alcântara, responsável por Sustentabilidade no Negócio.

     

    Mônica lembra que essa é uma das metas estabelecidas pelo Brasil no Acordo de Paris, em 2015, ratificada na NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira. Energia acessível e limpa é, também, o sétimo dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que orienta políticas nacionais e acordos de cooperação internacional em Sustentabilidade.

     

    A Agro tem atuado em iniciativas relacionadas ao compromisso brasileiro com a redução de emissões de GEE, como a Empresas Pelo Clima (EPC) e a Iniciativa Empresarial em Clima (IEC). Também vem apoiando o posicionamento empresarial para a precificação do carbono como um instrumento para tomada de decisão nos negócios e inclusão de políticas públicas climáticas.

     

    Os números da última safra da Agro mostram que o impacto da sua produção energética já interfere no meio ambiente. De acordo com seu inventário GEE, as emissões evitadas pelo uso do etanol que a empresa produz e comercializa somaram 4 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

     

    Você sabia?

    A produção do etanol a partir da cana-de-açúcar gera substratos como bagaço e palha, que podem ser utilizados na produção de energia térmica, mecânica e elétrica.

     

    O que diz o estudo

    O trabalho elaborado no âmbito da iniciativa Ciclo de Vida Aplicado (CiVia), do GVCEs, faz parte da publicação Experiências e reflexões sobre a gestão do ciclo de vida de produtos das empresas brasileiras. Foi publicado em junho como um marco importante para a atuação nos temas que permeiam a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos e o avanço desta agenda no setor empresarial brasileiro.

     

    Os resultados mostram que as emissões da fase agrícola (produção e transporte de cana-de-açúcar) representam cerca de 76% das emissões totais de GEE da Agro. A produção industrial e a distribuição de etanol representam, em conjunto, cerca de 17% das emissões e a queima de etanol como combustível, cerca de 7%. Já em relação à pegada hídrica, o estudo aponta o uso da fertirrigação – técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo – como uma boa prática do setor na redução de captação de água no meio ambiente.

     

    “Estes resultados servem para a construção de diagnósticos que identificam os pontos relevantes tanto da parte de emissões de GEE quanto do uso de água. A partir disso, aprimoramos indicadores internos para a melhoria dos nossos controles na produção de etanol”, acrescenta Mônica.

     

    O petróleo inevitavelmente acabará um dia, por ser uma fonte energética não renovável, o que compromete em longo prazo a produção de gasolina e diesel. O etanol, por sua vez, não possui limite de tempo de existência, já que depende apenas de terras cultiváveis. Já existem estudos apontando que a expansão do cultivo da cana-de-açúcar para atender à demanda projetada no cenário de redução de emissões de GEE pode ser, na sua maior parte, realizada em áreas de pastos degradados.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Sinalização em alto relevo está sendo implantada no norte de Mato Grosso A sinalização horizontal em alto relevo do...

    25 de Outubro de 2022
    +
    0

      Ação reforça valores com brincadeiras e recreação Mais de 200 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB)...

    05 de Outubro de 2022
    +
    0

    Conheça os resultados da campanha 2021   Em 2021, a campanha Tributo ao Futuro transformou o seu mote em...

    27 de Janeiro de 2022
    +
    0

    Número de integrantes é recorde e reforça o desenvolvimento profissional das pessoas na Atvos   Em 2020, a Atvos...

    16 de Dezembro de 2020