Idioma:

  • Programa de Diversidade e Inclusão

    DATA: 25/11/2020

    Publicado por: Ocyan

    Diversidade é uma palavra que já entrou para o vocabulário dos integrantes da Ocyan. Desde 2019, quando o Programa de Diversidade e Inclusão foi criado, já passamos por algumas fases e pudemos celebrar conquistas. A pesquisa de reputação 2020, cujos resultados foram divulgados recentemente, mostrou que mais de 80% dos integrantes perceberam avanços da Ocyan no debate sobre o tema.

    Agora, chegou o momento de dar início aos processos de Consolidação e de Sustentação, que serão liderados, respectivamente pelas áreas de Pessoas e Comunicação juntamente com os Grupos de Afinidades.

    “Fizemos um balanço do Programa  e entendemos que era hora de ajustarmos o rumo, buscando ações efetivas para melhorarmos nossos indicadores em todas as frentes de atuação, não deixando de priorizar a sensibilização, que permanecerá de forma perene em nossas ações”, explica Nir Lander, Diretor de Pessoas e Gestão, e Líder do Comitê de Diversidade e Inclusão.

    Segundo tempo

    Às vésperas de lançar o Grupo de Afinidade (GA) de Raça, que será liderado pelo comandante da ODN II, Ricardo Amoedo, o programa anuncia outras novidades. Os Grupos de Afinidade de Pessoas com Deficiência e de Equidade de Gênero terão um novo comando, Carlos Alberto Guedes e Brena Posses, que fizeram um belo trabalho neste primeiro momento, dão lugar a Kelly Astolpho e Ana Paula Santana, respectivamente.

    Kelly conta que seu objetivo na liderança do grupo será contribuir com a empresa nos processos de captação e desenvolvimento de profissionais com deficiência, além de auxiliar na construção de um ambiente saudável de trabalho e de convivência entre pessoas com e sem deficiência, usando ferramentas como a informação, o conhecimento e a conscientização.

    “Gosto da ideia de fazer parte de um trabalho que acredito, que está alinhado aos meus valores pessoais. E tendo o apoio da empresa na qual trabalho há nove anos é ainda mais animador”, diz. E completa “Vejo a importância de multiplicar a ideia que a pessoa com deficiência tem potencial, habilidade e capacidade para trabalhar no que ela quiser, aprender conforme sua vontade e evoluir até o ponto que ela desejar”.

    O mesmo sentimento de animação é compartilhado por Ana Paula. Ela diz estar empolgada com o universo de possibilidades que poderá explorar e agregar com o programa. “Recebi o convite de braços abertos e espero contribuir positivamente para os próximos passos que teremos que percorrer para promover ainda mais a diversidade em nosso negócio”, destaca.

    Além disso, a partir de agora, cada líder de GA terá como mentor um dos nossos RAEs. Marco Aurélio, RAE Sustentabilidade, será o mentor do GA de Pessoas com Deficiência, Guilherme Britto, RAE Jurídico, fica à frente do GA de Equidade de Gênero e Rogério Ibrahim, RAE Finanças e Investimentos, será o mentor do GA de Raça. O objetivo desta ação é aproximar ainda mais a alta liderança da discussão sobre o tema, viabilizando uma troca permanente entre eles e os líderes dos GAs.

    Embaixadores

    Novidade também para os voluntários. Nesta nova fase, eles serão promovidos a embaixadores, tendo papel ativo na elaboração de ações dentro dos GAs e aqueles que se destacarem ao longo do ano, serão reconhecidos no final do ciclo. Em dezembro, serão abertas inscrições e quem já faz parte dos GAs pode se inscrever novamente. Os interessados em participar serão avaliados por uma comissão que irá selecionar seis embaixadores para cada grupo. Em duplas, eles serão responsáveis por um dos três norteadores de cada GA.

    “Iremos ainda oferecer capacitação específica para que os embaixadores tenham mais subsídios na hora de sugerir ações, campanhas e para que possam até ministrar palestras ou workshops para os outros integrantes”, afirma Nir.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024