Idioma:

  • Projeto da Braskem levará reciclagem de plástico para o espaço

    DATA: 19/10/2017

    Publicado por: Braskem

    Pela primeira vez na história das missões espaciais, tecnologia permitirá a reciclagem do material em gravidade zero

    Primeiro o Plástico Verde I’m green™ chegou ao espaço, em 2016, para ser usado na impressão 3D de ferramentas pelos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS). A novidade é que, a partir de 2018, esses mesmos astronautas poderão usar uma recicladora de objetos e embalagens plásticas, que ampliará a autonomia das missões fora da Terra.

    A boa notícia é fruto de uma ampliação do projeto “Imprimindo o Futuro”, parceria da Braskem com a Made In Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da NASA. Esta será a primeira operação comercial de reciclagem de plástico na história das missões espaciais.

    “Levar a primeira recicladora de plástico para o espaço é motivo de orgulho. Este é o segundo passo da nossa parceria com a Made In Space, na qual propomos fechar o ciclo do plástico com sustentabilidade: da produção do polietileno verde a partir da cana-de-açúcar à reciclagem do polímero”, avalia Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.

    Para Andrew Rush, CEO da Made in Space, no futuro a recicladora e a impressora 3D formarão um pacote que aumentará a autonomia e a sustentabilidade de missões de alta duração. “Embalagens de alimentos, por exemplo, podem ser reutilizadas para a produção de objetos úteis aos astronautas ao invés de serem descartadas”.

    A previsão é que a recicladora chegue à estação no segundo semestre de 2018 e complete o ciclo sustentável do plástico nas operações espaciais. A invenção vai contribuir para a redução dos custos das missões espaciais e para a redução do peso transportado a partir da Terra.

     

    Como funcionará a recicladora?

    Um sistema de moagem e extrusão de plásticos produzirá filamentos adequados à impressora 3D. Assim, os astronautas poderão reutilizar as ferramentas e peças de polietileno verde fabricadas na impressora 3D, além de outros materiais plásticos já existentes na ISS

     

    Plataforma Wecycle

    Aqui na Terra, a Braskem também tem como foco o desenvolvimento de iniciativas de reciclagem e segue incentivando a reutilização do plástico por meio da plataforma Wecycle, criada com o objetivo de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos pós-consumo

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023