Idioma:

  • TI Integrada desenvolve inovações para processos da Agro

    DATA: 16/05/2017

    Publicado por: Atvos

    Mudanças incluem módulos que tornam mais ágil a avaliação dos resultados da safra e um sistema que gerencia todos os detalhes relacionados ao carregamento de etanol

     

    Na Odebrecht Agroindustrial, as etapas que vão do preparo do solo à colheita e ao processamento da cana-de-açúcar envolvem diferentes equipes atuando em sinergia, desde as que cuidam da compra de insumos para fertilização do solo às que se dedicam ao transporte da cana até a Unidade Agroindustrial, onde ela é transformada em açúcar, etanol e energia elétrica.

     

    Computadores de bordo, plantadoras com equipamento GPS e simuladores de colheita, que treinam os integrantes a operarem as máquinas colhedoras, são alguns exemplos de como a tecnologia precisa caminhar junto com atividade no campo, especialmente em um negócio dessa magnitude. Por ano, a Agro produz mais de 28 milhões de toneladas de cana.

     

    Para tornar esses processos ainda mais eficientes, a área de Tecnologia da Informação (TI Integrada) da Odebrecht implantou em março quatro novos módulos para o Portal de Operações das Unidades Agroindustriais. “Esses novos módulos estão disponíveis para a Safra 17/18 e permitem que os líderes tenham mais agilidade na avaliação dos resultados, facilidade no acompanhamento do Plano de Ação e, consequentemente, mais confiança para tomar decisões”, explica Eduardo Maricato, responsável pelo projeto.

     

    Os módulos atendem a quatro áreas: Manutenção; Agrícola; Indústria; e Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SSMAQ). O Módulo Agrícola, por exemplo, oferece indicadores segmentados como área plantada, quantas mudas foram consumidas na última safra e o quanto de cana foi moído. O Módulo SSMAQ, por sua vez, fornece dados como quantidade de acidentes, taxa de gravidade e consumo de água e energia. Todos os quatro módulos esmiúçam as atividades de forma que seja possível ter mais controle de cada um dos indicadores e uma visão mais detalhada de como evoluir nos índices de produtividade.

     

    Carregamento de etanol

    Foi pensando em produtividade que TI Integrada também identificou outra melhoria para os processos da Agro, dessa vez em parceria com as equipes de Engenharia e Logística do Negócio. Para trazer mais assertividade e segurança nos procedimentos do carregamento de etanol, implantou o Fuel Facs, um programa que gerencia o carregamento de etanol e já funciona nas unidades Água Emendada e Morro Vermelho, em Goiás, e Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. As unidades Santa Luzia, também no Mato Grosso do Sul, e Alto Taquari, no Mato Grosso, já utilizavam o sistema desde 2013 e passaram por atualização.

     

    Funciona assim: sempre que houver uma venda de etanol nessas unidades, o pedido expedido pelo Oracle – programa que já é utilizado internamente – será integrado ao Fuel Facs para que dados como capacidade do tanque, quantidade da carga, informações do motorista e destino sejam conciliados, de forma que o carregamento seja liberado de forma automática.

     

    “O sistema traz como benefícios o controle de inventário de etanol, rastreabilidade das ordens, maior agilidade na operação, minimização de erros operacionais e carregamento controlado, evitando desperdícios ou possíveis excessos”, ressalta Guilherme Moraes, líder do projeto e integrante da equipe de Sistemas Especialistas da TI Integrada.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Sinalização em alto relevo está sendo implantada no norte de Mato Grosso A sinalização horizontal em alto relevo do...

    25 de Outubro de 2022
    +
    0

      Ação reforça valores com brincadeiras e recreação Mais de 200 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB)...

    05 de Outubro de 2022
    +
    0

    Conheça os resultados da campanha 2021   Em 2021, a campanha Tributo ao Futuro transformou o seu mote em...

    27 de Janeiro de 2022
    +
    0

    Número de integrantes é recorde e reforça o desenvolvimento profissional das pessoas na Atvos   Em 2020, a Atvos...

    16 de Dezembro de 2020