Idioma:

  • Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu instala último conjunto gerador

    DATA: 20/06/2018

    Publicado por: OEC

    A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu realizou na última quinta-feira, dia 14, a descida do rotor da terceira unidade geradora. Este é o último grande equipamento a ser instalado na usina, que iniciou as suas obras em 2013 e agora entra em etapa de finalização.

    O evento contou com a presença da governadora do Paraná, Cida Borghetti, o presidente da Copel, Jonel Yurk, e centenas de integrantes da obra que acompanharam de perto a descida do conjunto que pesa 478 toneladas e tem 13,4 metros de diâmetro.

    Segundo a governadora, “esse é um momento emblemático, que marca a etapa de finalização de uma obra tão importante, que vai impactar na vida da população brasileira, pois contribuirá para a oferta de energia limpa”. Um dos empreendimentos energéticos de menor impacto ambiental no país, a UHE Baixo Iguaçu será operada a fio d’água, ou seja, não acumulará um grande volume hídrico no reservatório para regularizar a vazão do rio.

    “Os ensaios de comissionamento da terceira unidade geradora irão começar nos próximos meses e ocorrerão em paralelo com as outras duas unidades para garantir o início da geração no final do ano”, afirma Luis Fernando Rahuan, gerente de contrato da UHE Baixo Iguaçu.

    Localizada entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, a usina possui três turbinas tipo Kaplan – equipamento com rotores similares às hélices de navios e ideal para aplicação em baixa pressão de água –, que juntas irão gerar 350 MW de energia, o suficiente para abastecer um milhão de pessoas.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024