Idioma:

  • Entrevista com Felipe Cabral, Responsável por Conformidade da Atvos

    DATA: 06/11/2018

    Publicado por: Atvos

     

    “Dentro do Sistema de Conformidade, o Linha de Ética fica mais forte”

    Atuando como Responsável por Conformidade da Atvos desde janeiro de 2017, Felipe Cabral falou a respeito do cenário no qual se insere o canal Linha de Ética e os desafios da gestão da conformidade na empresa

     

     

     

    Qual a sua avaliação do canal Linha de Ética no cenário de negócios e no ambiente de trabalho da Atvos?
    Na Atvos, o apoio terceirizado na gestão do Linha de Ética existe desde 2013, a diferença, agora, é que o canal faz parte do Sistema de Conformidade, , normatizado por meio da Política de Conformidade e diretriz específica,  seguida de campanha sobre o canal e suas reais funções. Com isso conseguimos agregar valor ao negócio e ao ambiente de trabalho, assegurando um ambiente mais seguro e ético.

     

    Quais são os principais resultados do canal neste novo cenário?
    A taxa de efetividade dos relatos, que significa relatos de fato procedentes, é de 39%. Em anos anteriores este percentual ficava abaixo de 15%. Este indicador é muito representativo, mostra que o Linha de Ética é percebido pelo público como uma ferramenta de gestão da conformidade e não como um canal geral de reclamações.

     

    Como o tema é trabalhado internamente na Atvos?
    O aumento da qualidade dos relatos é resultado principalmente da ativação de duas frentes de trabalho: comunicação e treinamentos e também a aderência dos Líderes no processo de divulgação. Acreditamos fortemente na prevenção por meio da educação, esta é a base da gestão da conformidade. Isso quer dizer que as pessoas precisam conhecer e entender as regras. Por isso, nossas campanhas e treinamentos têm a premissa de serem acessíveis aos diferentes públicos, independentemente da escolaridade ou posição na empresa.

     

    Qual o papel da área de Conformidade?
    Apoiar, engajar e informar. Nosso objetivo é apoiar os Líderes no engajamento dos Integrantes com a postura de integridade. Nós fazemos a gestão do canal Linha de Ética e de outros temas da área em apoio à liderança e à governança. A conformidade faz parte do dia a dia de todos os Integrantes, é responsabilidade de cada um.

     

    Quais são os próximos desafios da Atvos na gestão da conformidade?
    Um dos importantes desafios em que estamos trabalhando é ir além da Atvos, estimulando o engajamento da cadeia sucroenergética e o acesso à informação. Um dos caminhos é promover iniciativas educativas para conscientizar sobre grandes desafios do setor, como o combate ao trabalho escravo, fraudes individuais e sustentabilidade ambiental.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Com o objetivo de promover o diálogo sobre o tema “equidade de gênero e a inserção da mulher no...

    12 de Março de 2019
    +
    0

    A Atvos finalizou a primeira venda no Brasil de certificados de energia renovável de biomassa, os chamados I-RECs (International...

    05 de Fevereiro de 2019
    +
    0

    Dos 38 jovens que se formam nas turmas de Assistente Administrativo Rural e técnico em Açúcar e Álcool, em...

    04 de Dezembro de 2018
    +
    0

    A Atvos recebeu no dia 3/12, na sede da ONU (Organização das Nações Unidades), em Nova York, o reconhecimento...

    04 de Dezembro de 2018