Idioma:

  • FPSO Cidade de Itajaí atinge marca de 100 milhões de barris produzidos

    DATA: 16/04/2019

    Publicado por: Ocyan

    Com seis anos de operação, o FPSO Cidade de Itajaí alcançou na semana passada (07/04) a marca de 100 milhões de barris de óleo produzidos no Campo de Baúna, na Bacia de Santos. Operado pela joint-venture 50/50 TK-Ocyan (parceria entre a Ocyan e a Teekay Offshore), o navio-plataforma apresenta índices de segurança e performance que reforçam o sucesso da embarcação.

    O ativo é capaz de atuar em lâmina d’água de até 1.000 metros de profundidade, tem capacidade para produzir 80 mil barris de petróleo diários e comprimir e reinjetar dois milhões de metros cúbicos de gás por dia. O FPSO se destaca por um excepcional desempenho de uptime (índice de eficiência) operacional desde o início da operação. Atualmente, o FPSO Cidade de Itajaí está afretado para a Petrobras até 2022, com opção de renovação do contrato por até 6 anos adicionais.

    “Atingir esse marco de produção é um grande orgulho para nós. O FPSO Cidade de Itajaí representa a consolidação da Ocyan como operador de unidades flutuantes de produção de petróleo no Brasil, um importante passo para nossa empresa como provedor de serviços integrados na cadeia de produção offshore”, destaca Jorge Mitidieri, diretor superintendente da Unidade de Negócios de Serviços Integrados Ocyan.

    Outro indicador favorável do FPSO é a marca de um ano sem acidentes registráveis (com ou sem afastamento) a bordo, atingido no final de fevereiro o que reforça a qualidade do planejamento desde o início do projeto. “Estamos há mais de 400 dias sem acidentes registráveis. Nosso recorde anterior foi de 1.052 dias. Esse resultado é fruto de um trabalho extenso e contínuo, de engajamento da equipe desde o início da operação, demonstrando a seriedade do trabalho e o comprometimento de todo o time da TK-Ocyan”, destaca Clarice Romariz, diretora da joint-venture TK-Ocyan.

    Chris Brett, Presidente da Teekay Offshore Productions, afirma que “Este é um marco significativo para a Teekay Offshore, já que o FPSO da Cidade de Itajaí foi nosso terceiro ativo a iniciar operações no Brasil e solidificou nossa presença nesse importante mercado. Nosso interesse no mercado brasileiro de FPSO continua forte e com a excepcional segurança e desempenho operacional registrados no FPSO Cidade de Itajaí, sabemos que nosso futuro é brilhante no Brasil.”

    Já o Vice-Presidente Sênior de Operações da Teekay Offshore Productions e membro do Conselho da joint venture, Arne Bye, disse: “Os mais de 30 anos de experiência da Teekay na operação de FPSOs, aliada aos outros serviços oferecidos pela Ocyan, são a combinação perfeita para desenvolver um forte fornecedor de serviços de petróleo e gás no mercado brasileiro. Temos muito orgulho do desempenho de segurança, operacional e eficiência de nossos funcionários em terra e no mar.”

    Parceria de Sucesso

    Construído no estaleiro Jurong, em Singapura, o FPSO Cidade de Itajaí chegou ao Brasil em 29 de dezembro de 2012. O início da operação foi em 16 de fevereiro de 2013. O Cidade de Itajaí é a primeira unidade de produção operada pela joint-venture TK-Ocyan, que hoje conta ainda com o FPSO Pioneiro de Libra, locado no Campo de Mero, no Bloco de Libra, maior reserva do pré-sal brasileiro.

    “A parceria entre a Ocyan e a Teekay Offshore é um grande sucesso, com dois excelentes navios em operação.  Buscamos seguir trabalhando juntos para aproveitar as oportunidades de crescimento do mercado brasileiro no futuro”, comemora a executiva.

    Liderança feminina

    Além da Clarice Romariz, outra mulher se destaca na liderança do FPSO Cidade de Itajaí, a engenheira mecânica Nathalia Souza Teixeira, de 31 anos, que comanda as atividades da embarcação desde novembro de 2018. A equipe é composta por cerca de 60 integrantes a bordo e 25 onshore (em terra), além da equipe compartilhada entre as duas Unidades em operação. Nathalia é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e iniciou a carreira na Ocyan em 2014.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024