Idioma:

  • Inova BH é eleita a parceria público-privada do ano

    DATA: 27/11/2017

    Publicado por: OEC

    Atuamos na parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte gerenciando as atividades não pedagógicas de 51 escolas, que também foram construídas por nós

    Uma parceria público-privada (PPP) em educação, a primeira da América Latina. Por meio dela, a Inova BH, concessionária liderada pela Odebrecht Engenharia & Construção, foi responsável por construir, manter e gerenciar os serviços não pedagógicos de 51 escolas de Belo Horizonte – 46 unidades de educação infantil e cinco de ensino fundamental.

     

    O contrato foi assinado em 2012. As últimas unidades foram entregues em janeiro de 2016 e desde 2015 a Odebrecht atua na parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, gerenciando as atividades não pedagógicas das unidades, que têm capacidade para atender juntas 25 mil estudantes. Em 21 de novembro, o projeto venceu o PPP Awards & Conference Brazil 2017, evento que prestigia parcerias público-privadas desenvolvidos no país. Em cerimônia em São Paulo, o ativo venceu em duas categorias: Projeto Municipal do Ano e Projeto do Ano – esta última, categoria mais importante da premiação.

     

    Segundo Clebio Batista, presidente da Inova BH, um dos grandes destaques da PPP é a participação de uma empresa especializada em serviços não pedagógicos. “As direções das unidades de ensino podem se dedicar às questões voltadas exclusivamente à aprendizagem dos alunos”, explica. “Em outras escolas, as direções terminam se ocupando mais do que deveriam com assuntos periféricos, como contratação de funcionários de limpeza, jardinagem e manutenção. Livre de atividades como essas, eles se dedicam ao que de fato importa”.

     

     

    Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Santa Rosa, em Belo Horizonte

     

    Light Steel Frame

    Mas não foi só isso que contribuiu para o sucesso do projeto, que desde a sua construção foi pensado pelo viés da inovação. As unidades foram construídas em diferentes regiões de Belo Horizonte, principalmente em locais de alta vulnerabilidade social onde, historicamente, a cidade possuía déficit de vagas. E todas as escolas foram finalizadas dois meses antes do prazo previsto. Isso foi possível graças à centralização de diversas escolas em um único contrato e à escolha do método construtivo pela concessionária, o Light Steel Frame.

     

    A técnica é bastante utilizada em países como Japão, Chile, Canadá e Estados Uidos, mas até então pouco conhecido no Brasil. O método padroniza o processo construtivo e sua facilidade e rapidez de montagem possibilitaram que a Inova BH mantivesse vários canteiros de obras simultâneos.

     

    Clique aqui e leia mais sobre a concessionária.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    No dia 8 de maio, o Instituto Ethos, a FGVethics e a IFC, membro do Grupo Banco Mundial, lançaram...

    21 de Maio de 2019
    +
    0
    OEC

    Em março deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou o início do Contrato de Concessão com a Concessionária...

    16 de Maio de 2019
    +
    0
    OEC

    Ao longo de sua história de 75 anos, a OEC foi responsável pela execução de mais de 2.500 obras...

    09 de Maio de 2019
    +
    1
    OEC

    No ano em que completa 75 anos, a Odebrecht Engenharia & Construção anuncia a renovação de sua marca adotando...

    02 de Maio de 2019