Idioma:

  • Projeto Cubo: inteligência digital aplicada para maior produtividade e economia

    DATA: 13/10/2020

    Iniciativa busca a otimização e digitalização logística agrícola e já está implementada em duas unidades

    Você conhece o Projeto Cubo? Este é um projeto que foi implementado em duas de nossas unidades agroindustriais para aumentar a produtividade e economia de recursos em nossos processos de produção por meio da otimização logística. Agora, comemoramos bons resultados e vamos ampliar as iniciativas para toda a nossa operação.

    A iniciativa do Cubo se dá com a centralização de monitoramento e controle de colhedoras, tratores e caminhões que fez com que cada etapa dos processos como o tempo de deslocamento, paradas, rotas e manutenção sejam acompanhadas a partir de uma base remota, que está localizada no escritório de Campinas, se comunicando com os operadores a partir de rádios.

    Alinhado com nosso propósito de construir um amanhã mais limpo e saudável, o objetivo do projeto é que tenhamos uma visão completa do ciclo logístico, uma gestão integrada dos processos, assim como a padronização deles na companhia, uma maior agilidade na tomada de decisões estratégicas, redução de custos, melhor integração agrícola e industrial, programação automática de caminhões, equipamentos mais produtivos e a redução das emissões de gases efeito estufa (GEE).

    Hoje, com a implementação em duas unidades, já reduzimos a frota de veículos em 24 entre tratores, caminhões e colhedoras e a nossa expectativa é que esse número passe dos 85 quando implementarmos em toda a nossa produção. A economia chega a R$1,84 por tonelada de cana transportada, a redução de custos esperada é de R$34 milhões, que serão direcionados para a renovação e expansão de canavial, valorizando ainda mais todas as etapas de nossa operação.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!